Opinião

Copa: Confira os horários de funcionamento de serviços e comércio

Torcedores comemoram primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo 2018, na região central do Rio
Torcedores comemoram primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo 2018, na região central do Rio

A seleção brasileira de fubebol enfrenta hoje (27) a Sérvia no último jogo do Brasil pela primeira fase da Copa do Mundo. O jogo, que vai definir que equipes seguirão para as oitavas do mundial, começa às 15h e vai provocar mudanças nos horários de funcionamento de bancos e estabelecimentos comerciais. Confira o que abre e o que fecha no Rio de Janeiro.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), a dispensa dos funcionários do comércio para assistir aos jogos do Brasil será mera liberalidade, porque os dias de jogos da seleção não são considerados feriados.

A concessionária Metrô Rio montou um esquema especial para atender os usuários. Antes do jogo, das 9h às 14h, a concessionária vai antecipar o atendimento de horário de pico, com toda a frota, para facilitar o acesso dos torcedores aos seus destinos. Nos demais horários, a concessionária vai manter o esquema de funcionamento dos trens de dia útil.

Os bondinhos de Santa Teresa vão funcionar em esquema especial. O horário de funcionamento será das 8 às 13 horas. O mesmo ocorrerá com os trens da SuperVia, que terão horário normal até as 11 horas. Após esse horário, os trens dos ramais de Deodoro, Japaeri, Baelford Roxo e Santa Cruz vão funcionar com horários mais espaçados entre as partidas das composições.

As barcas que fazem a travessia da Baía de Guanabara entre a Praça XV e Niterói terão esquema especial. No trajeto entre Niterói e a Praça XV, no horário entre 15 e 17 horas, as barcas vão partir de uma em uma hora. E entre 17 horas e 23h30, as partidas ocorrerão a cada 30 minutos. O mesmo acontcerá nas barcas que sairão da Praça XV.

Já as barcas que fazem o percurso, no sentido contrário,  entre a estação de Charitas, em Niterói e a Praça XV, a grade de horários será normal até as 12 horas. Depois, a operação será retomada às 17h30, com intervalos de uma hora.

Os órgãos da prefeitura da cidade terão expediente das 8h às 13h, nesta quarta-feira e as escolas do município também funcionaram apenas no horário matutino.

Agência Brasil

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil