Cultura

Aliança Francesa Niterói inaugura exposição com o tema "Família(s)"

Aliança Francesa Niterói inaugura exposição com o tema "Família(s)"
Os trabalhos são dos vencedores do Prix Photo Web 2017
A exposição de fotografias dos vencedores do Prix Photo Web 2017 invade Niterói a partir do dia 14 de junho na Aliança Francesa Niterói. O concurso é organizado pela Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil e chegou a sétima edição com o tema “Família(s)”. A exposição que começa nesta quinta às 19h poderá ser visitada até 11 de agosto na Galeria 52, com as imagens premiadas do primeiro colocado, Gustavo Pereira, de Brasília. Ele exibe em sua série “O Parto”, um olhar íntimo, que engrandece a gravidez e o nascimento, dando uma dimensão universal ao tema. “Esse ensaio acompanha os meses que antecederam a chegada de nossa primeira filha, Violeta.  Da descoberta de uma gravidez inesperada até o parto realizado em nosso próprio apartamento”, relata o fotógrafo, que ganhou uma viagem com acompanhante a Paris, oferecida pela Aliança Francesa, com apoio da Air France.
Gustavo Pereira – O Parto
A mostra contará, também, com apresentação da série “O Quilombo”, de Kauhan Teixeira de Almeida. Ele recebeu menção honrosa no concurso com o trabalho, que retrata a vida de  uma família quilombola. “Realizei esse projeto no bairro do Quilombo, em minha cidade, São Bento do Sapucaí (SP). São imagens de uma família do bairro que mantém até hoje a tradição do Congado, típica dança em referência ao rei do congo. Dona Luzia, que mostro nas imagens, é descendente de escravos e cria sua família com muita dificuldade, mas com alegria. Típica família brasileira”, observa Kauhan.
Kauhan Teixeira – O Quilombo
O Prix Photo Web Aliança Francesa tem como objetivo valorizar propostas audaciosas, originais ou até experimentais de fotógrafos não profissionais, além de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França. Entre as personalidades que compuseram o júri oficial desta edição estão Eugênio Sávio, fotógrafo e presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil; Ioana Mello, Coordenadora de Exposições do FotoRio; Vincent Rosenblatt, fotojornalista francês; João Kulcsár, professor, fotógrafo e coordenador de fotografia no Senac; e Walter Firmo, fotógrafo, jornalista e professor.
Kauhan Teixeira – O Quilombo
Serviço:
O vernissage será no dia 14 de junho, às 19h, na Aliança Francesa Niterói (Rua Lopes Trovão, 52, 2ª andar, em Icaraí)
Visitação aberta ao público de 15 de junho a 11 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20h30, e aos sábados, das 9 às 12h
Mais informações: (21) 9 8481-0258 / 2610-3966
Saiba mais sobre o concurso em: http://prixphotoweb.com.br/