Negócios

Novo sistema de emissão de notas fiscais de serviços inicia nesta segunda

Novo sistema de emissão de notas fiscais de serviços inicia nesta segunda

Além de treinamento, Secretaria Municipal de Fazenda disponibilizou passo a passo no site

A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói vai desativar o atual sistema de emissão de notas fiscais de serviços às 20 horas desta quarta-feira (30). O sistema será substituído por um novo, mais moderno e ágil, que entrará em funcionamento no dia 4 de junho. As notas fiscais referentes aos serviços que forem prestados após a desativação do atual sistema deverão ser emitidas a partir de 4 de junho fazendo referência às datas da prestação dos serviços. O imposto sobre serviços correspondente ao mês de maio deverá ser recolhido normalmente em 11 de junho, mediante guia emitida pelo novo sistema.

O secretário de Fazenda, Pablo Villarim, explica que a implantação do novo sistema visa manter atualizadas as ferramentas de gestão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e facilitar o acesso dos contribuintes em uma ferramenta mais ágil, intuitiva e segura. A novidade é o ambiente responsivo para utilização, emissão ou cancelamento de notas em tablets e smartphones.

A Fazenda já realizou 14 capacitações para o público, com a participação de 2.440 pessoas, para treinamento no novo sistema. A secretaria também disponibilizou no site http://fazenda.niteroi.rj.gov.br um passo a passo de como usar o novo sistema.  Também é possível tirar dúvidas na seção de Perguntas Frequentes do site ou pelo e-mail [email protected], além da Central de Atendimento ao Contribuinte, na sede da Secretaria (Rua da Conceição, 100 – Centro de Niterói), de segunda à sexta, das 10h às 17h.