Turismo

Niterói avança com equipamentos turísticos

Niterói é um dos principais municípios indutores de Turismo no Estado. O mais procurado equipamento turístico da cidade é o Museu de Arte Contemporânea(MAC), que recebe mensalmente cerca de 30 mil pessoas, entre visitantes e turistas. O segundo atrativo mais visitado é a Fortaleza de Santa Cruz, com cerca de 15 mil pessoas por mês, entre visitantes e turistas; o terceiro atrativo mais frequentado é o Parque da Cidade, que recebe cerca de 10 mil pessoas por mês, entre turistas e visitantes. Dois tradicionais eventos em Niterói, o Réveillon e o Carnaval, atraem multidões para a cidade, chegando a 800 mil pessoas os dois eventos.

Segundos dados fornecidos pelos Centros de Atendimentos aos Turistas da Neltur (CATs), este ano já estiveram em Niterói, turistas da Argentina, Chile e Colômbia, em maior número.

 

Para alavancar o turismo na cidade, a Neltur – Niterói Empresa de Turismo e Lazer, órgão da Prefeitura de Niterói,  avança com uma série de projetos como a implantação de uma Sinalização Turística, que contemplará a maioria dos pontos turísticos da cidade, incluindo o Caminho Niemeyer, o Parque da Cidade e as trilhas das praias da Região Oceânica.

Otimista, o presidente da Neltur, José Guilherme de Azevedo, acredita que em breve o projeto, que já foi licitado, sairá do papel e será viabilizado através de um convênio com o Ministério do Turismo.

Uma das principais demandas do trade turístico, a implantação de um Centro de Convenções, que deverá atrair o Turismo de Negócios na cidade, já está com o projeto avançado e um edital no modelo de parceria público/privada será lançado até o final do ano. Este Centro de Convenções, com previsão de início até 2020, deverá ser construído no entorno do Caminho Niemeyer. Para José Guilherme, um projeto desta magnitude exige uma série cuidados especiais mas que depois de construído terá um grande impacto no crescimento do turismo na cidade.

Segundo a Neltur as obras de alargamento para acesso a um dos mais procurados atrativos de Niterói, a Fortaleza de Santa Cruz, estarão prontas no segundo semestre. Em relação aos investimentos de equipamentos turísticos para melhor atendimento aos turistas estão bem avançadas com licitações feitas pela Emusa para construções de três novos Centros de Atendimento do Turista, que também será viabilizado financeiramente através de convênio com o Ministério do Turismo.

Com participação em várias feiras nacionais e internacionais, a Neltur dará um novo salto na divulgação dos atrativos turísticos da cidade com a implantação de um novo site, ágil e moderno e o trabalho que está sendo feito com estandes da Neltur no Porto do Rio e no Museu do Amanhã.

Para o presidente Neltur, somando-se a esta infraestrutura que está sendo implantada na cidade, como o túnel, novos parques, reforma do  Horto no Fonseca, ciclovias, sinalização turística, além dos tradicionais eventos como o Réveillon, o Carnaval, Niterói ganhará um Calendário Turístico anual e permanente.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top