Notícias

Forças Armadas podem assumir o comando da segurança no RJ

Forças Armadas podem assumir o comando da segurança no RJ

O Presidente Michel Temer decidiu decretar intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. A medida foi anunciada após uma longa reunião no Palácio do Alvorada na noite desta quinta-feira(15), que contou com a presença do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, dos ministros Raul Jungmann, da Defesa, Torquato Jardim, da Justiça, Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional, Henrique Meirelles, da Fazenda, Dyogo Oliveira do Planejamento e Moreira Franco, da secretaria geral da presidência. Além dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia e do senado, Eunício Oliveira.

Essa medida prevê que as Forças Armadas assumam a responsabilidade do comando da segurança no Estado. A decisão ainda terá que passar pelo Congresso Nacional.

Temer designou também que o General Walter Souza Braga Neto, do Comando Militar do Leste, será o interventor.

O Congresso Nacional será convocado para apreciar o decreto, como prevê a Constituição. Cabe agora ao presidente do Congresso, Eunício Oliveira, convocar em até 10 dias a sessão para que Câmara e Senado aprovem ou rejeitem a intervenção.

Violência em Niterói

No carnaval a Cidade de Niterói ficou aterrorizada com a violência. Na madrugada da quarta-feira de cinzas, quatro homens fortemente armados assaltaram clientes e levaram dinheiro do caixa da lanchonete Matinatta, na Rua Moreira Cesar. Na sexta-feira dia (09/02) a loja da Claro também na Moreira foi roubada. No domingo o assalto aconteceu na padaria Pão & Etc. Dias antes cinco bandidos fortemente armados invadiram um restaurante na Rua Presidente Backer. No dia (12/02) bandidos fizeram um arrastão na Rua Vereador Duque Estrada, em Santa Rosa.