Cultura

Diretor do Festival de Cannes estará em pré estreia do seu filme no Reserva Cultural de Niterói

Diretor do Festival de Cannes estará em pré estreia do seu filme no Reserva Cultural de Niterói
Na próxima sexta-feira, 1 de dezembro às 20h30min, o diretor do Festival Cannes, Thierry Frémaux, vai estar no Reserva Cultural, em São Domingos, para a pré estreia do lançamento do seu filme “Lumière! A Aventura Começa”, distribuído pela Imovision. A sessão especial será seguida de debate, além de drink a todos presentes, convidados e clientes do cinema. As vendas de ingressos já estão disponíveis e custam R$ 31 (inteira) e R$ 15,50 (meia-entrada). A estreia em circuito nacional está confirmada para 14 de dezembro.
O cinema fica na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680. O documentário, composto e comentado por Thierry Frémaux, reúne 114 obras de Louis e Auguste Lumière, restauradas em 4K, em um filme único e deslumbrante, que celebra o legado dos dois artistas revolucionários. Desde 2007, Thierry Frémaux desempenha o cargo de diretor do mais prestigiado festival de cinema do mundo, o Festival de Cannes, evento anual na qual exerce a difícil tarefa de escolher quais serão os filmes selecionados para  concorrer à disputadíssima Palma de Ouro.
Em 1895, Louis e Auguste Lumière inventaram a cinematografia e capturaram os primeiros filmes na história das imagens em movimento. Com a descoberta da mise-en-scène, tracking shots, e inclusive, efeitos especiais, eles inventaram a arte do cinema em si. Com imagens nostálgicas e apaixonantes, “Lumière! A Aventura Começa” nos insere sob o olhar dos consagrados irmãos Louis e Auguste Lumière, que inventaram a cinematografia e capturaram os primeiros filmes na história das imagens em movimento. Com a descoberta da mise-en-scène, tracking shots, e inclusive, efeitos especiais, eles inventaram a arte do cinema em si.
O filme tem a produção de Bertrand Tavernier, trilha sonora de Camille Saint-Saëns e edição de Thomas Valette, Fabrice Calzettoni, Maëlle Arnaud e do próprio Thierry Frémaux. A obra tem classificação etária livre e duração de 90 minutos.
SOBRE O ARTISTA
Thierry Frémaux nasceu em 29 de maio de 1960 em Tullins (Isère). Desde 2007, Frémaux desempenha o cargo de diretor do mais prestigiado festival de cinema do mundo, o Festival de Cannes. Thierry Frémaux também é presidente do Instituto Lumière em Lyon, no qual trabalhou como voluntário desde sua fundação. Durante muitos anos, esteve profundamente envolvido na preservação da Coleção Lumière (filmes e fotos) e na restauração dos primeiros filmes da história do cinema. Amigo pessoa de atrizes como Nicole Kidman e diretores como Martin Scorsese, Thierry Frémaux tem provavelmente o celular mais recheado de contatos de estrelas de cinema.
O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos.