Geral

Defesa Civil de Niterói realiza simulados de evacuação em escolas da rede municipal de ensino

????????????????????????????????????

Marcando o dia estadual de redução de riscos de desastres, a Defesa Civil de Niterói realizou nesta terça-feira (29/11) simulados de evacuação nas escolas municipais Sebastiana, no Viçoso Jardim, e Maralegre, no Cafubá. A escolha da data dos simulados foi para conscientizar e reafirmar a necessidade de trabalhos de prevenção a desastres.

Na Escola Municipal Sebastiana, 204 alunos e 28 servidores participaram do simulado. Já na Escola Municipal Maralegre, foram evacuados 198 crianças e 25 servidores, com o apoio do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do Cafubá. Após ouvir a sirene de incêndio, os alunos deixaram suas salas de aula e se encaminharam, de forma ordenada, ao pátio da escola, onde receberam instruções da Defesa Civil.

 

O simulado faz parte do projeto “Defesa Civil nas escolas” e encerra um ciclo de oito encontros com os alunos do 5º ano da unidade de ensino. Os alunos tiveram noções básicas de defesa civil, prevenção de incêndio, prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, meio ambiente, análise de risco geológico, meteorologia e rota de fuga na escola.

O projeto de “Defesa Civil nas escolas” começou em 2014 e desde então já formou mais de 1.200 alunos da rede municipal de ensino. Só em 2017 foram 461 alunos formados. A ideia é que as crianças estejam capacitadas a agir em casos de riscos ambientais em suas comunidades e sejam multiplicadores do trabalho da Defesa Civil.

A iniciativa é prevista em lei federal que determina que noções de Defesa Civil e meio ambiente sejam transmitidas para alunos do Ensino Fundamental.

“O projeto tem o objeto de inserir as crianças como agentes multiplicadores de prevenção a risco de desastres nas localidades onde residem. Além de aprenderem rápido, já crescem com essa noção de cultura de prevenção, aumentando assim a resiliência na cidade”, afirmou o major Deyve Barreto, diretor do setor de minimização de desastres da Defesa Civil de Niterói.

Fotos: Bruno Eduardo Alves 
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top