Cidade

Equipe da Prefeitura de Niterói discute mobilidade urbana na Espanha

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu nesta quarta-feira (15/11) com a secretária de Mobilidade de Barcelona, na Espanha, onde está participando do Smart City Expo World Congress (Congresso Mundial sobre Cidades Inteligentes). No encontro, que contou com a presença de representantes de Portugal, Argentina e Uruguai, ficou definida a criação de uma rede ibero-americana de mobilidade sustentável com objetivo de viabilizar a troca de experiências no setor. Na noite de terça-feira, Rodrigo Neves participou de um jantar oferecido pela prefeita de Barcelona, Ada Colau, que recebeu prefeitos de 200 municípios de todo o mundo.
O Programa Niterói de Bicicleta foi um dos assuntos destacados por Rodrigo Neves durante o encontro sobre mobilidade. “Nosso objetivo é fazer de Niterói uma das cidades mais cicláveis do País. Já implantamos 30 quilômetros de ciclovias e estamos avaliando a implementação de um programa de bicicletas compartilhadas”, disse Rodrigo Neves.
O prefeito também falou sobre a possibilidade de desenvolver um projeto-piloto de carros elétricos na Região Oceânica e ônibus elétricos no BHLS da TransOceânica.  “Acreditamos em um planejamento urbano e mobilidade mais sustentáveis e a experiência de participação cidadã e inovação de Barcelona é um bom exemplo. Temos que aprender com essas referências positivas para gestão de nossa cidade”.
A secretária de Mobilidade de Barcelona, Mercedez Vidal, ressaltou a importância da troca de experiências. “Temos muito a aprender com erros e acertos de outros municípios. Podemos adequar soluções bem sucedidas à realidade de nossas cidades e buscar caminhos alternativos para não repetir equívocos. Por isso, acredito que nossas cidades têm muito a ganhar com a criação desta rede ibero-americana de mobilidade sustentável”, disse.
O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, que participou do encontro, será o representante de Niterói no grupo de trabalho. “A reunião foi muito exitosa. A secretária de Barcelona ficou impressionada com os avanços obtidos por Niterói nos últimos quatro anos. A formação dessa rede é um momento especial, a partir do qual a nossa cidade irá despontar como uma liderança brasileira na mobilidade sustentável. A troca de experiência entre Niterói e Barcelona irá aumentar a curva de aprendizado a partir dos erros e acertos que cada cidade vivenciou na implantação de projetos”, afirmou o secretário.
Nesta quarta-feira, o prefeito Rodrigo Neves também visitou os estandes do Congresso Mundial sobre Cidades Inteligentes. Ele participa do congresso a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual é vice-presidente. O evento, que terminou nesta quinta-feira (16/11), conta com a participação de representantes de 700 cidades de 120 países, 680 expositores e 420 especialistas em tecnologia voltada para o desenvolvimento sustentável. São mais de 17 mil visitantes que, além de conhecer os estandes com produtos e soluções desenvolvidas em todo o mundo, podem participar de fóruns e palestras.
Ao todo, são mais de 30 mil metros quadrados com as mais modernas soluções para grandes centros urbanos desenvolvidas por empresas como Alstom, AT & T, Bosch, Cellnex, Cisco, Deutsche Telekom, Engie, FCC, Ferrovial, Fiware, Hexagon, Huawei, Intel, Mastercard, Microsoft, PTC, SAP, Siemens, Silver Spring Networks, Suez e ZTE.
Na foto: O secretário municipal de Administração, Fabiano Gonçalves, o prefeito Rodrigo Neves e o secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top