Tecnologia

Niterói promove a IV Feira de Ciência e Tecnologia

Niterói promove a IV Feira de Ciência e Tecnologia

Estudantes concorrerão ao IV Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói

O Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, é a sede, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), da IV Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de Niterói – 2017, que tem como tema “A matemática está em tudo”. O evento é um espaço para exposição da produção científica e cultural elaborada nas unidades de educação básica (das redes públicas municipal, estadual e federal e das escolas particulares). Organizada pela secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, secretaria municipal de Ações Estratégicas e Fundação Municipal de Educação, a feira tem ainda uma parceria com as universidades e instituições de produção e pesquisa técnico-científica, para o intercâmbio entre os participantes.

Feira - Alexandre Vieira014

A IV Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói compõe o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e busca mobilizar a população, em especial os estudantes da cidade, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovação, valorizando o conhecimento, a criatividade, a pesquisa, o desenvolvimento e a atitude científica e será aberto à participação e visitação da sociedade em geral.

O evento apresenta trabalhos de relevância científico-social, elaborados e desenvolvidos por professores e alunos da educação básica, em diversos formatos e utilizando variadas tecnologias. Os projetos estão sendo apresentados no formato de exposições interativas com mostras variadas, exibindo aspectos relevantes das diversas áreas do conhecimento de forma acessível, lúdica, dinâmica e interativa, bem como apresentação cultural com danças, esquetes teatrais, apresentação musical e desfile.

Feira - Alexandre Vieira009

O subsecretário de Ações Estratégicas, Fernando Barcellos, destacou o grande número de escolas e instituições de pesquisa que participam dessa edição da feira. “A feira é uma oportunidade única de integração entre alunos de escolas públicas e particulares. A gente vê as crianças interessadas em participar, em mostrar seus trabalhos. Isso é gratificante”.

A diretora da subsecretária de Projetos Estratégicos e Inovação, Adriana Neves, contou que mais de 100 trabalhos estão inscritos na feira, número superior ao dos anos anteriores. Ela também elogiou o envolvimento de todas as unidades escolares que participam do evento. “A qualidade dos trabalhos é impressionante e o retorno que temos tanto de professores, quanto dos alunos é muito positivo. É um evento que está crescendo a cada ano. Temos mais de 1000 pessoas envolvidas, entre organização e expositores, e a expectativa é de que tenhamos mais de 3.000 visitantes até sábado”, afirmou.

Roberta Hanthequest, uma das coordenadoras da feira, destacou que a comissão julgadora já começou nesta sexta-feira a avaliação dos trabalhos que concorrem ao IV Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói. “E temos também representantes da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, que selecionarão os melhores trabalhos apresentados aqui para participar desse evento”, ressaltou.

Feira - Alexandre Vieira011

Além dos trabalhos que concorrem aos prêmios, estão sendo apresentados trabalhos de instituições de pesquisa e universidades da cidade, como o Instituto Vital Brazil, Casa da Descoberta, Ciências Sob Tendas (UFF), Museu de Astronomia, Marinha do Brasil, Museu Nacional da UFRJ, Instituto Nacional de Tecnologia, Enel, Engenharia da UFF, Pestalozzi.

Além disso, participam alunos de São Gonçalo e Niterói que ganharam um concurso internacional promovido pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa). Rafaela Bastos (18 anos), Yasmine Souza (20 anos) e Iago Dutra, (16 anos), apresentaram o quadriciclo construído para a competição. “Nós construímos um quadriciclo, movido a força humana, para duas pessoas, que participou de uma corrida em um percurso de 800 metros que simulava terrenos extraterrestres. Outras 100 equipes participavam do evento. Agora já estamos trabalhando para um protótipo que participará da competição do ano que vem”, afirmou Rafaela.

Fotos: Alexandre Vieira

Feira - Alexandre Vieira005