Saúde

Prefeitura de Niterói adere ao Outubro Rosa

Atividade faz parte da programação do Outubro Rosa, que acontece em vários pontos da cidade
Atividade faz parte da programação do Outubro Rosa, que acontece em vários pontos da cidade
A Prefeitura de Niterói preparou uma programação especial para o mês de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. As ações fazem parte da campanha Outubro Rosa e as atividades incluem palestras, caminhadas e oficinas.
No dia a dia, a rede de atenção básica à saúde da Fundação Municipal de Saúde realiza um trabalho periódico de prevenção e acompanhamento da saúde da mulher. São realizadas palestras e orientações durante as consultas, realização de exame preventivo ginecológico, ultrassonografia e mamografia. Quando há necessidade, a paciente é encaminhada para um serviço de especialista. Para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo município de Niterói, a mulher precisa procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Restaurante cor de rosa – O Restaurante Cidadão Jorge Amado, no Centro de Niterói, também aderiu ao Outubro Rosa e vai distribuir material educativo durante todo o mês para as mulheres que frequentam o local. Nesta quarta-feira (4), será o dia D da campanha e com a participação da ONG Outubro Rosa Niterói. Voluntários vão tirar dúvidas e esclarecer questões sobre a doença e seu diagnóstico e tratamento. O restaurante será enfeitado com bolas na cor rosa e até o arroz servido nesse dia será na cor do movimento, pois será cozido com beterraba, uma brincadeira da nutricionista do restaurante.

Municipalizado em janeiro pela Prefeitura de Niterói, o Restaurante Cidadão já serviu mais de 85 toneladas de alimentos. O café da manhã é servido de segunda a sexta, das 6h às 9h, no valor de R$ 0,50, e é composto por pão com manteiga e café com leite, café puro ou refresco. O almoço, das 10h às 15h, custa R$ 2 e possui cardápio variado. O Restaurante Cidadão fica na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro.

Programação Outubro Rosa

Dia 03/10 (terça-feira)
7h30 – Coleta de preventivos na Unidade Básica da Engenhoca
9h – Abertura com decoração de flores de papel confeccionadas em oficinas pelas  usuárias da Policlínica do Fonseca
9h – Roda de conversa – câncer de mama: mitos e verdades, na Unidade Básica da Engenhoca
13h – Coleta de preventivos Unidade Básica da Engenhoca

Dia 04/10 (quarta-feira)

10h – Oficina de alimentos funcionais na prevenção do câncer – Unidade Básica da Engenhoca

Dia 05/10 (quinta-feira)

9h – Palestra Suporte Emocional e autoestima – Unidade Básica da Engenhoca
11h – Momento de beleza – Unidade Básica Engenhoca
Dia 17/10 (quarta-feira)

10h – Palestra com a Drª Tereza Cypreste Sobre Prevenção do Câncer de Mama, na Policlínica do Fonseca

Dia 20/10 (sexta-feira)

8h às 16h – Coleta de preventivo e conscientização sobre a prevenção de câncer de mama e colo do útero, no Médico de Família do Cafubá III

Dia 21/10 (sábado)

8h às 12h – Coleta de preventivo, realização de palestras sobre câncer de colo de útero e mama, realização de testes rápidos, no Médico de Família Cafubá I

Dia 24/10 (terça-feira)

9h – Palestra sobre sexualidade na Policlínica Dr March

14h – Sarau na Policlínica da Engenhoca

Dia 25/10 (quarta-feira)

Dia D do Outubro Rosa no Médico de Família do Caramujo – Oficinas, palestras e lanche, em parceria com o CRAS Morro do Céu.

Dia 26/10 (quinta-feira)

9h30 – Palestra sobre “Panorama do Câncer de Mama no município de Niterói”, no Núcleo de Educação e Pesquisa

Dia 31/10 (terça-feira)

9h – Caminhada no Horto do Fonseca da Policlínica Dr March
O Médico de Família do Caramujo realizará preventivo de 02 a 27 de outubro. Orientações na sala de espera de 02 a 06 de outubro – Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); de 09 a 11 de outubro – Violência Contra a Mulher; de 16 a 20 de outubro – Câncer de Mama; de 23 a 27 de outubro- Câncer de Colo de Útero.

A Policlínica do Fonseca também realizará de 05 e 19/10, às 14, sala de espera na unidade com orientação sobre a saúde da mulher.