Esportes

Pedra do Elefante, localizada na Serra da Tiririca, será palco de muita aventura e lazer no próximo domingo, dia 24

Mais conhecida como Alto do Mourão por moradores locais, a Pedra do Elefante possui 412 metros de altura, sendo a maior pedra da cidade de Niterói. Ela oferece uma trilha de aproximadamente 1h : 30min, que envolve caminhada com subidas e descidas dentro de uma mata repleta com biodiversidades, escalada de nível moderado com auxílio de corda e um belo visual durante todo o percurso. Ao chegar no pico, temos uma incrível visão de 360 graus, onde podemos admirar toda a Região Oceânica, as montanhas do Rio banhados pelo mar e as praias de Itaipuaçu e Maricá do outro lado, com 40 km de extensão.

Antigamente, existia uma travessia começando pela trilha do Costão, na praia de Itacoatiara que ligava à Pedra do Elefante. Em decorrência de acidentes, o Parque Estadual da Serra da Tiririca decidiu fechar o trecho por tempo indeterminado. Hoje em dia, o início da Pedra do Elefante é localizado no ponto mais alto da serra que liga Itaipuaçu à Região Oceância, próximo ao mirante de Itaipuaçu. Sendo, o local escolhido pelo fundador e idealizador do Trilhas Adventure e organizador do passeio / aventura, Thiago Rios como ponto de encontro de toda a equipe.

Em entrevista ao Jornal Cidade de Niterói, Thiago Rios deixa claro o comprometimento em preservar o meio ambiente e zelar pelo total respeito às normas e regras de uso do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Segundo Thiago,  a atividade pode ser praticada por pessoas entre 12 à 60 anos, incluindo equipamentos de segurança e guias turísticos. Recomenda-se que os participantes levem tênis de boa aderência, garrafas de água, lanches e medicamentos de uso pessoal, como protetor solar e repelente.

De acordo com Thiago Rios, é um tipo de atividade que atrai pessoas da própria cidade de Niterói, como de outros Estados do País e turistas ao redor do mundo. Os locais definidos como ponto de encontro são informados pelo WhatsApp, em grupos de chat, separados por região de onde os participantes moram. Para quem mora em Niterói o local de encontro da equipe escolhido foi em frente ao Supermercado Real de Itaipu, as 09h, já para quem sai do Rio o ponto de encontro escolhido foi a Central do Brasil, perto da escadaria do Mc Donald’s, as 07h.

Link do grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/E8cd41jPDPPFWOp5ZyQ4w2

Link do Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/816438005204230/

 

Entrevista com Thiago Rios, Fundador e Idealizador do Trilhas Adventure e Organizador do evento

Jornal Cidade de Niterói – De onde surgiu a ideia de organizar esse tipo de evento na cidade?

Thiago Rios: A ideia visa proporcionar experiências incríveis a pessoas sedentárias ou não que gostem de praticar atividades físicas ao ar livre e contemplar a natureza e conhecer lugares com diferentes ambientes.

Jornal Cidade de Niterói – Quais são os tipos de pessoas mais atraídas à participar?

Thiago Rios: Pessoas de todas as idades são atraídas, porém sempre prezamos em divulgar nos nossos eventos o grau de dificuldade da atividade. Recebemos pessoas de todas as partes do estado do Rio de Janeiro, muitas de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, alguns turistas nordestinos também se aventuram. Além de receber estrangeiros de todos os lugares do mundo.

Jornal Cidade de Niterói – Qual a importância de um evento que relaciona a natureza e esporte?

Thiago Rios: Nossa empresa consiste em proporcionar alegria, diversão diferenciada, levar momentos felizes com muito pouco e somos pessoas dispostas a ajudar quem gostaria de passar um dia admirando a natureza de maneira saudável.

Jornal Cidade de Niterói – Quais e quantos são os profissionais envolvidos?

Thiago Rios: Os profissionais envolvidos são Guias de Turismo, socorristas, engenheiro, enfermeiros, técnico de enfermagem, administradores, analistas, escaladores, montanhistas e profissionais de rapel. E empresas terceirizadas

Jornal Cidade de Niterói – Há algum tipo de apoio ou incentivo por parte da Prefeitura?

Thiago Rios: Infelizmente não, mas procuramos de todas as formas, incentivos e patriocinadores com empresas privadas.

Jornal Cidade de Niterói – Qual o limite de participantes por evento?

Thiago Rios: Cada evento tem seu grau de dificuldade, onde sempre informamos nas nossas divulgações. O limite de pessoas está relacionado com segurança, espaço físico do local, respeito a natureza, logística de quantidade de profissionais voluntários no dia do evento.

Por: Caio Brum e Guilherme Strauss

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top