Mundo

Prefeito de Niterói avança em novas parcerias em Washington

Seminário internacional realizado no BID também serve para buscar investimentos de instituições americanas e francesas
O segundo dia do seminário internacional Cidades Inovadoras e Competitivas, realizado na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos, também pode significar novas parcerias entre a prefeitura de Niterói e organizações internacionais como o próprio BID, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Movimento de Empresas Francesas (Medef).
Segundo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o fórum possibilitou a discussão de novos acordos de cooperação nas áreas de inovação tecnológica, iluminação pública e sustentabilidade, entre outros setores. O prefeito teve três reuniões de trabalho com dirigentes dessas instituições internacionais.
FullSizeRender (4)
“Nós já temos um programa de cooperação com o BID, o Pró-Cidades, que está sendo muito bem-sucedido com a implantação de novas tecnologias para uma cidade mais inteligente que melhore a performance dos serviços para os cidadãos. Não tenho dúvida que essa possibilidade de apoio do BID nessa parceria publico-privada que estamos estruturando no setor de iluminação pública será também uma referência positiva para outras cidades brasileiras”, disse Rodrigo Neves.
O prefeito afirmou que o exemplo de Niterói poderá ser seguido:
“Outras cidades poderão seguir esse caminho de cooperação com organismos internacionais, buscando o investimento do setor privado,  sobretudo num contexto de restrições fiscais que enfrentamos”.
Representante do BID para Sustentabilidade, Juan Pablo Bonilla ressaltou a importância da participação de Niterói no seminário.
“Agradecemos ao prefeito a presença. Ele representou os principais avanços de uma cidade em aspectos fiscais, de desenvolvimento urbano e nos falou de projetos muito importantes para a cidade, como o de mobilidade integral e de diferentes meios de transportes. É muito importante o desenvolvimento que Niterói tem e vai ter na parte fiscal, permitindo um planejamento de longo prazo.”
Rodrigo Neves fez ainda uma avaliação do seminário promovido pelo BID e como as experiências ali apresentadas poderão influenciar outras cidades: “As cidades e países da América Latina estão vivendo uma crise fiscal e econômica e, muitas vezes, política e institucional. Foi uma oportunidade muito positiva essa troca de ideias proporcionada pelo BID. Através desses encontros trocamos informações, experiências e produzimos informação.”.
Bonilla também aprovou o resultado do fórum internacional: “O seminário é muito importante para a região para aprendermos um pouco mais sobre a América Latina, suas boas práticas, não apenas na América,  mas também em outras partes do mundo. A troca de experiências de outras cidades facilita o diálogo entre prefeitos para compartilhar essas iniciativas. Niterói para nós é um parceiro de longo prazo”.
O prefeito ressaltou ainda os encontros que teve com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD),  Hervé Conan, e do Movimento de Empresários Franceses (Medef), Gerard Wolf.  Os temas debatidos foram novas parcerias e acordos entre a prefeitura e os dois organismos europeus e que já atuam em conjunto com a cidade. “Esses acordos de cooperação têm sido muito importantes para viabilizar os projetos de infraestrutura e modernização da administração em Niterói. Nestes últimos quatro anos construímos as bases para a resiliência diante da crise do Rio e do país e para um ciclo vigoroso de desenvolvimento sustentável, assegurando melhor qualidade de vida a todos niteroienses.” , avaliou o prefeito.
Integrantes da delegação niteroiense, os secretários de Planejamento e Modernização da Gestão, Giovanna Victer, e de Fazenda, Pablo Vilarim, analisaram os pontos importantes do encontro. “É importante para o município conhecer as experiências de governança e parcerias público-privadas. Conhecendo esses casos de sucesso e os desafios enfrentados por outras cidades de outros países, com características parecidas com Niterói, nos mostra que estamos no caminho correto da modernidade na forma de gerir o recurso público  e também na criação de sinergias e potencialidades com o setor privado, sempre tendo em vista a melhoria da qualidade do serviço público e da qualidade de vida do cidadão.”, analisou Giovanna.
O secretário municipal de Fazenda reforçou que temas como responsabilidade fiscal, sustentabilidade e PPPs foram de grande importância no encontro. “São temas em que Niterói tem avançado muito, e ver as experiências de outros países nos mostra que estamos no caminho certo.  As PPPs, por exemplo e ampliam a capacidade do município para atrair investimentos privados e garantir a manutenção desses investimentos na cidade. E dessa forma, permitem a liberação dos recursos públicos para outras áreas ao desonerarem os recursos do orçamento da cidade” , explicou Pablo Vilarim.
Até o fim deste ano, a prefeitura de Niterói deverá sediar um encontro com empresários  franceses para debater com mais profundidade os temas discutidos durante o fórum internacional do BID e buscar novos investimentos não apenas para a cidade, mas para todo o Leste Fluminense.
Fotos :

Primeira imagem, prefeito com Hervé Conan (AFD)

A segunda com Gerard Wolf (Medef)
As duas ultimas com Jusn Pablo Bonilla (ao lado do prefeito, e os secretários Giovanna Victer e Pablo Vilarim).
Fotos e texto : Flávio Pessoa.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top