Esportes

Niterói é destaque no Kung Fu

Niterói é destaque no Kung Fu

O jovem niteroiense Gabriel Guarino de Almeida, 24 anos, doutorando em Direito, foi campeão Panamericano de Kung Fu (wushu), no último dia 12/8, na Costa Rica. Ele, também, foi campeão brasileiro, em setembro do ano passado, em Brasília. Convocado para a Seleção Brasileira, se prepara para disputar o 7º Campeonato Mundial de Kung Fu, na categoria de espada, na China.

Esta competição, no Monte Shan, no topo da montanha, local sagrado dos budistas, que terá a participação de 20 atletas brasileiros, sendo Gabriel o único do Estado do Rio de Janeiro, poderá ser o passaporte para que esta modalidade esportiva seja mais uma competição na próxima Olimpíada.

A primeira disputa de Gabriel foi em 2010, quando ganhou o Campeonato Estadual. No mesmo ano, foi classificado para o Campeonato Brasileiro e não teve patrocinador para ir à disputa. Dois anos depois, em 2012, disputou em Fortaleza no novo campeonato brasileiro e ficou em segundo lugar.

Aluno da faculdade de Direito na UFF, parou de competir em 2013 e 2014, para concluir o curso e fazer mestrado. Retomou o esporte em 2016, assumindo de vez os treinos. Para se manter, abriu um curso e passou a ser professor de Kung Fu. Neste mesmo ano, ganhou o Campeonato Brasileiro e foi convocando para a Seleção Brasileira.

Enquanto espera a competição, Gabriel treina intensivamente, dá aula na academia Corpo e Capacitação, em Icaraí, faz balé clássico, para seu fortalecimento aeróbico e corre atrás de patrocinadores para completar gastos na sua ida a China.

Com tantas atividades, ainda tem tempo e folego para estudar e preparar sua tese “Mediação de Conflitos”, como doutorando em Direito do Capes.

Fotos: André Ribeiro 

Fonte: NELTUR