Prefeitura realiza audiências públicas para apresentar prioridades da gestão até 2021
Cidade

Prefeitura realiza audiências públicas para apresentar prioridades da gestão até 2021

Ao todo, 1.860 pessoas participaram da fase de consulta pública do Plano Plurianual

A Prefeitura de Niterói realiza, na próxima segunda-feira (28/8), no auditório do Caminho Niemeyer, às 10h, audiência pública para apresentar os programas e prioridades da gestão municipal, que compõe o Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2018-2021. Também serão recebidas sugestões da sociedade civil e, eventualmente, emendas do Poder Legislativo. Serão realizadas quatro audiências públicas, sendo uma convocada pelo Executivo e mais três pelo Legislativo, ainda a serem marcadas.

O Plano Plurianual (PPA) é uma ferramenta de planejamento que todo governo precisa elaborar no primeiro ano de mandato, com base nos compromissos assumidos com a população. A construção do PPA está prevista, na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município de Niterói.

“O planejamento plurianual serve ao propósito de integrar as ações governamentais que se prolongam por mais de um mandato. Esse PPA inova ao integrar o planejamento estratégico de longo prazo – o Niterói Que Queremos – às ações de governo. Os projetos apresentados neste PPA incorporaram as contribuições formalizadas no processo participativo que envolveu cerca de duas mil pessoas. Esse governo acredita que, a escuta permanente da sociedade e todo esforço de planejamento, são os mecanismos necessários para atingirmos os níveis de êxito que estamos conquistando nessa gestão. Ouvindo a população estamos juntos compondo o mesmo projeto. A sociedade só incorpora as políticas públicas quando se percebe parte do processo de criação”, esclarece a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle, Giovanna Victer.

Para ampliar o alcance da participação popular, fundamental na elaboração do PPA, a Prefeitura de Niterói abriu consulta pública, realizada através de uma plataforma online e de plenárias presenciais em cinco macrorregiões da cidade, entre os meses de junho e agosto de 2017. Por meio das contribuições registradas, foi possível assimilar as principais demandas da população e transformá-las em programas e ações incorporadas no PPA. Ao todo, 1.860 pessoas participaram dessa construção.

Durante a consulta pública, a sociedade civil demonstrou especial preocupação com as questões de Mobilidade Urbana, Educação, Saúde, Segurança, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Cidadania e Proteção Social e ainda, Gestão Pública de qualidade.

O PPA 2018-2021, tem o objetivo de promover a integração entre os planos municipais de curto, médio e longo prazo, a fim de aprimorar a estratégia de planejamento e o fortalecimento da participação social como método de governo na elaboração e monitoramento das ações governamentais.

O “Niterói Que Queremos 2013-2033” é o plano de longo prazo do município e possui as prioridades estratégicas para o período de 20 anos. A Prefeitura de Niterói segue institucionalmente comprometida na visão de tornar, até 2033, Niterói a melhor cidade para se viver e ser feliz, renovando periodicamente a aliança com os cidadãos, trazendo-os para participar da formulação, implementação e avaliação de suas entregas e resultados.

Serviço

Audiência Pública planejamento plurianual

Local: Auditório do Caminho Niemeyer

Data: 28 de agosto de 2017 (segunda-feira)

Hora: a partir das 10h

Endereço: Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº – Caminho Niemeyer – Centro, Niterói

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

To Top