Educação

Prefeitura de Niterói firma parceria com Universidade Anhanguera para estágio em Nutrição

Prefeitura de Niterói firma parceria com Universidade Anhanguera para estágio em Nutrição

Universitários que cursam a graduação de Nutrição estão estagiando no Restaurante Cidadão Jorge Amado e no Banco Municipal de Alimentos Herbert de Souza, os dois no Centro de Niterói. A parceria foi firmada entre a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e a Universidade Anhanguera, e 23 estudantes estão participando do programa. O tempo de estágio é de dois meses.

“Oferecer esse estagio para os estudantes de Nutrição é uma conquista não só para eles, mas também para a secretaria de Assistência, pois estamos ajudando a formar profissionais completos e totalmente adaptados para trabalhar no lado social. É importante que eles vivam essa realidade de saber como funcionam os equipamentos que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade”, informou a secretária de Assistência Social, Verônica Lima.

No Restaurante Popular são 10 estagiários realizando as funções de ficha técnica do cardápio, curso de aproveitamento integral de alimentos e boas práticas para os funcionários, nova proposta de cardápio baseada no incentivo a agricultura familiar e avaliação antropométrica (método de investigação utilizado pelos nutricionistas, baseado na medição das variações físicas e composição corporal global) para os clientes que desejarem.

No Banco de Alimentos são 5 estagiários que irão montar um manual de conduta para o Banco de Alimentos e um curso de aproveitamento integral de alimentos para as/os cozinheiras/os das instituições cadastradas.

A coordenadora do curso de Nutrição e orientadora de estágio da universidade, Edna Freignan, destaca que essa é uma grande oportunidade para os alunos que terão a chance de vivenciar o dia a dia dos equipamentos do Município e terão uma gama de novas experiências para seus currículos.

“Eles estão muito satisfeitos, pois, além da prática, também estão vivenciando o lado social da Nutrição. Trabalhar com aproveitamento integral de alimentos e agricultura familiar é um ganho enorme para a vida acadêmica”, explica.