Cidades

Niterói quer ser incluída em ações das Forças Armadas no RJ

Niterói quer ser incluída em ações das Forças Armadas no RJ

O Prefeito de Niterói Rodrigo Neves reivindica junto a autoridades federais reforço na segurança da cidade e na Região Metropolitana

Na manhã desta quarta-feira (26/7), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou que quer incluir a cidade no plano de reforço federal da segurança no Estado. Neves adiantou que enviará um ofício ao Ministério da Defesa pedindo a inclusão de Niterói no plano de segurança para o Rio, que contará com atuação das Forças Armadas.

De acordo com o Prefeito, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, já sinalizou com a possibilidade de mandar as tropas para a cidade.

“Eu conversei com o Moreira Franco, com o secretário estadual de Segurança, Roberto Sá, e o vice-governador, Francisco Dornelles, pelo telefone. Encontrei boa acolhida e espero que as autoridades federais e estaduais atendam à solicitação de Niterói. A Região Metropolitana sofreu muito com a implantação das UPPs. Niterói tem batalhões e fortalezas do Exército brasileiro, e certamente isso favoreceria a atuação das Forças Armadas na região”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves destacou, ainda, que neste momento é fundamental que a população se una à Prefeitura cobrando mais providências do governo do Estado para o combate à violência na cidade.  “Apesar de ser uma atribuição constitucional do Estado, o município vem desenvolvendo várias ações nos últimos anos, visando uma parceria para melhorar a questão da segurança na cidade. Acredito que este é o caminho, já que o cidadão não é federal, estadual ou municipal, o cidadão é cidadão e nós, que temos responsabilidade pública, precisamos ter esta compreensão”, enfatizou.

No último mês, a Prefeitura criou uma série de medidas que visam contribuir para minimizar os problemas da grave crise da segurança pública no Estado do Rio. Entre as ações estão uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói para a implantação do projeto Centro Presente, como já acontece no Rio, e a assinatura com o Governo do Estado de novo convênio para remuneração de policiais das forças especiais, como o Bope, nos horários de folga.

A iniciativa da gestão municipal inclui, ainda, a ampliação de vagas no Proeis e a criação de um programa de inclusão produtiva, que tem como foco jovens das comunidades de Niterói que estão fora da escola e também não trabalham.

Foto: Comando Militar do Leste / Divulgação