Agenda

I Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária no Reserva Cultural

EVENTOS – No Reserva Cultural em Niterói, em São Domingos, o final de semana começa na quinta-feira, com o  #SuperQuinta, com renovação da grade de programação de filmes, mais uma edição do Corujão da Poesia e e uma sessão de autógrafos especial na Blooks, seguida de apresentação pocket da Orquestra da Gruta e o I Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária no Reserva Cultural, de 6 a 9 de Julho de 2017.

Arte_Encontro Latino Americano3

O encontro é uma realização da Agência de Notícias das Favelas (ANF), e pretende reunir a diversidade de experiências, temas e iniciativas de comunicação popular desenvolvidas nas comunidades, periferias e territórios do Brasil e da América Latina Já estão confirmados participantes de vários países, como Argentina, Uruguai, Bolívia, Equador, Peru, Colômbia e México.
O Encontro é uma atividade preparatória para o III Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, que acontece em novembro no Equador, e vai reunir comunicadores populares, gestores culturais, pesquisadores, estudantes e ativistas da democratização da comunicação do Brasil e da América Latina. Debates, Oficinas, Rodas de Conversa, Percursos Culturais, Lançamentos de Livros, Shows e Festas são algumas das atividades que irão compor a programação.
Na estreia, às 18h30min, será exibido o documentário Fantasma Vestido de Palhaço, da diretora Alessandra Stropp, no cinema do Reserva Cultural. Do Brasil para a América Latina, um recorte sobre os Pontos de Cultura, passando por conceitos, narrativas, afeto e a alegria das artes que nascem de baixo para cima. Rodado durante o 1º Congresso Latino-Americano Cultura Viva Comunitária na Bolívia, o curta-metragem narra o encontro de manifestações culturais e de movimentos. Com entrevistas de Gilberto Gil, Ivana Bentes e Célio Turino, entre outros, a obra supera o mero registro e se tornarum importante documento sobre as políticas públicas culturais do início do século XXI. A mostra terá 22 minutos.
Às 19h terá o lançamento do livro Cultura Viva Comunitária – Políticas Culturais no Brasil e na América Latina, do Alexandre Santini, na Blooks Livraria no Reserva Cultural. Ele é ex-diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Mestre em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense-UFF e atual diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer. No livro, Santini analisa parte importante da história das políticas culturais desenvolvidas no Brasil no século XX e nas primeiras décadas do século XXI. A partir de suas experiências com as realidades culturais de diversos países, reconstitui a linha do tempo da Cultura Viva Comunitária na América Latina. O livro tem apresentação e textos introdutórios de Juca Ferreira, Ivana Bentes e Célio Turino, e está sendo publicado pela ANF Produções.
Às 20h30min terá um show com Mango Mambo (Música Latina). Das 21h às 23h terá um Sarau com convidados no Bizú Bizú, no Reserva Cultural: Corujão da Poesia Universo da Leitura Especial: “Soy Loco Por Ti, America”. Edição especial do Corujão da Poesia – Universo da Leitura em homenagem à poesia Latino-Americana. O microfone é aberto e a entrada é franca. O Corujão da Poesia é uma Iniciativa de extensão e cultura da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).
O fim de semana será de cardápio especial de namorados no Bistrô Reserva domingo, Nikiti Kids (14h as 17h  – 10 reais por criança) com muita diversão para a criançada.
O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top