Política

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves toma posse como novo presidente do Conleste

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves toma posse como novo presidente do Conleste

Transmissão do cargo ocorreu nesta sexta-feira em Friburgo e plano de trabalho para os próximos dois anos já foi apresentado. Sadinoel Souza, de Itaboraí, é o vice

POLÍTICA – O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) tem, desde o início da tarde desta sexta-feira-feira, uma nova direção. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, tomaram posse, em assembleia realizada em Nova Friburgo, dos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, do consórcio. Eleita por aclamação, a chapa única ficará à frente da associação pelo biênio 2017-2018. Logo após a transmissão do cargo feita pelo presidente Helil Cardoso, Rodrigo Neves agradeceu pela confiança dos representantes das 15 cidades integrantes do Conleste e afirmou que vai trabalhar pela recuperação econômico-financeira das cidades da região.
SIM_3049
“Conduzir o Conleste na atual conjuntura do país e do estado, é algo desafiador e exige dedicação. Nós vivemos o momento mais difícil da história da República brasileira. Temos uma crise que não é apenas econômica. Ela é institucional e política. Governar nossas cidades nesse contexto não é trivial. E para nós, prefeitos aqui do Rio de Janeiro, o desafio é maior ainda, pois é a unidade da federação que vive a pior situação no país. Outros estados passam por uma crise, mas conseguem honrar compromissos, o que não acontece no nosso estado”, analisou Neves.
O presidente do Conleste, no entanto, afirmou que disposição não faltará:
“Temos um desafio muito grande na crise, mas a crise também cria oportunidades extraordinárias, pois dela nascem as boas estratégias e inovações na gestão pública. Boa parte do que implantamos em Niterói surgiu em função da crise. É com esse espírito que temos de administrar nossas cidades. Estou muito animado, com muita garra e disposição. Vocês terão um presidente com foco no consórcio. Vamos investir recursos de Niterói para fortalecer o Conleste, pois entendemos que Niterói não terá um desenvolvimento sustentável se ao nosso redor não houver o mesmo tipo de crescimento. Juntos somos mais fortes e juntos podemos crescer.”
Sadinoel reforçou a necessidade de união entre todos para superação das dificuldades que já existem e as adversidades que surgirem.
“Hoje uma das nossas prioridades deve ser a de ajudar imediatamente os municípios que estejam enfrentando os maiores problemas. Itaboraí sozinha é muito fraca. Silva Jardim sozinha é fraca. São Gonçalo sozinha é fraca, mas nós, como consórcio, teremos muita força. Se não houver essa união, não adianta”, disse.
Anfitrião do encontro, o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, elogiou a eleição da nova direção do consórcio e sugeriu ações para fomentar negócios entre as cidades integrantes do Conleste, como feiras de negócios:
“Dentro dessa linha de incentivar e aproximar o setor produtivo e empresarial, deveríamos aproveitar o Conleste em busca de novos negócios que vão gerar mais empregos, que é o que mais precisamos nesse momento.”
Na reunião dos prefeitos, a equipe técnica da prefeitura de Niterói apresentou um plano de trabalho para os próximos meses que prevê um estudo detalhado da situação de cada município, suas vocações, e com propostas, como a criação de um Conselho de Desenvolvimento do Conleste, formado por empresários e integrantes do poder público para debater iniciativas em prol do desenvolvimento da região.
Na ocasião foi proposto, ainda, um calendário de novas reuniões para debater o plano de trabalho apresentado, validar ações e incluir sugestões de cada cidade no planejamento estratégico para a região Leste Fluminense. Cada encontro futuro ocorrerá numa cidade diferente que integra o consórcio.
Estiveram presentes ao encontro os prefeitos e representantes das cidades Araruama, Casimiro de Abreu, Maricá, Saquarema, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé, São Gonçalo e Tanguá.