Saúde

SAÚDE: Filmes premiados do Brasil abrem Semana de Luta Antimanicomial

SAÚDE: Filmes premiados do Brasil abrem  Semana de Luta Antimanicomial

SAÚDE – Dois curtas brasileiros premiados, “Vida Maria”, do animador gráfico Márcio Ramos, e “O Xadrez das Cores”, do diretor Marco Schiavon, foram exibidos na abertura da Semana de Luta Antimanicomial, realizada na tarde desta segunda-feira (15/05), no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói. Após a exibição, a plateia formada por pacientes do Programa de Saúde Mental de Niterói, familiares e profissionais de saúde participaram de um debate.

De acordo com o coordenador do Centro de Convivências e Cultura, Franklin Torres, os filmes foram escolhidos entre três produções colocadas em votação pelos próprios integrantes do programa. Segundo o diretor do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, Raldo Bonifácio, as produções trazem para a tela a realidade vivida pelos pacientes. Segundo o coordenador do Programa de Saúde Mental, Carlos Castro, os filmes abordam a falta de compreensão entre as pessoas, o desamor, a dura realidade do dia a dia e o amor.

A Semana de Luta Antimanicomial prossegue nesta terça-feira (16/05), às 14h, no Complexo Esportivo Caio Martins, em Icaraí, com o 3º Torneio de Futebol União da Rede. Na quarta-feira, também às 14h, na Praça do Vital Brazil, ao lado da Policlínica Regional Sérgio Arouca, em Santa Rosa, será realizado o evento “Ocupa Praça e Tarde Musical”.

Na quinta-feira, às 15h, os organizadores da Semana de Luta Antimanicomial reeditam o Baile Cultural no Teatro Popular, com a participação do DJ Matheus Marins, além de projeção de fotos e a realização de atividades artísticas. A programação terá, ainda, a exposição “Convivencidade”, realizada pelo Coletivo das Artes, aberta ao púbico na galeria da Universidade Salgado de Oliveira, no Centro, até o dia 8 de junho.