Cidades

CIDADE: Serviço 153 da Guarda Municipal de Niterói já recebeu 10.619 ligações

CIDADE: Serviço 153 da Guarda Municipal de Niterói já recebeu 10.619 ligações

CIDADE – Desde que foi incorporado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em janeiro do ano passado, o número de atendimentos do serviço de chamada de emergência, 153, da Guarda Civil Municipal de Niterói, vem sendo cada vez mais procurado, totalizando 10.619 ligações até 31 de março de 2017. Para se ter uma ideia, em março de 2016 foram 454 atendimentos, já em março de 2017, o número chegou a 1.131, o que representa um aumento de 149,1%. E a expectativa é que o número de atendimentos cresça ainda mais.

“Estamos realizando contato com a Secretaria de Estado de Segurança e o Comando da Polícia Militar para que o Centro de Operações da PM que atende Niterói e Região passe a operar dentro do CISP. A melhor forma de propaganda do Centro integrado é o atendimento que é feito. Os números mostram que a população, quando experimenta o serviço, tem suas demandas atendidas. É isso que traz credibilidade e faz com que o sistema de atendimento cresça a cada dia”, disse o Secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.

Cisp0007

De acordo com dados da Secretaria de Ordem Pública, de janeiro de 2016 a março de 2017, a liderança do ranking de atendimentos é de ocorrência de trânsito, com 3.310 (31,17 %) ligações. A maioria dessas ocorrências é de estacionamento irregular, mas também há demandas de carro abandonado e acidentes.

Além das ocorrências de trânsito, também se destacaram as de ordem pública, que englobam obstrução de calçadas, ambulantes irregulares, entre outras, com 1.228 (11,56%). Há também um grande número de ligações para ocorrências ambientais, principalmente para resgate de animais, com 1.103 (10,38%). Já questões criminais contabilizaram 657 ocorrências (6,18%).

O serviço é extremamente dinâmico, pois a ligação é atendida no Cisp, que integra, em um só lugar, diversos órgãos municipais e estaduais prontos para recepcionar as chamadas e encaminhá-las diretamente para o órgão competente. Agentes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e NitTrans atuam 24 horas no Centro Integrado.

Além disso, o órgão tem linha direta com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e órgãos estaduais. Com esse serviço, é possível atender uma ocorrência, encaminhar para instituição correspondente e, com o auxílio das câmeras do CISP, passar a situação de momento no local fato. Como a ocorrência atendida pelo coordenador de equipe do CISP, o guarda civil municipal Fernando Dias.

“Uma senhora observou um cidadão em atitudes suspeitas na Rua Manoel Pacheco de Carvalho, em Itaipu. Ela ligou para o 153 e disse ter visto esse homem, que aparentava ser menor de idade, jogando uma sacola no canto da calçada. Nós informamos a Polícia Militar e fizemos buscas nas proximidades do local denunciado. O indivíduo já tinha fugido, mas encontramos dentro da sacola um carregador de pistola 9 milímetros municiado, dois cartuchos de escopeta calibre 12, um rádio transmissor e algumas bombinhas. O fato foi encaminhado para 81ª DP”, contou Fernando Dias.

Também por conta de uma ligação para o serviço de emergência 153, a Polícia Militar conseguiu recuperar um veículo roubado.  De acordo com agentes da Guarda Civil Municipal que estavam de plantão no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), houve uma denúncia sobre quatro elementos em uma Chevrolet Spin branca. Imediatamente os PMs que estavam de plantão no CISP informaram a ocorrência para as equipes das ruas. Momentos depois uma guarnição avistou um veículo com as mesmas características da denúncia, no Largo da Batalha, seguindo em direção a Estrada Caetano Monteiro. Houve uma perseguição até as proximidades de Campo Novo, em Maria Paula, onde os suspeitos entraram em uma rua. Para evitar confrontos, a polícia não entrou na localidade. Apesar disso, pouco tempo depois houve a informação que o carro teria sido abandonado. A PM procedeu ao local e recuperou o veículo.

O serviço de atendimento pelo número 153 é bastante amplo. O cidadão pode acionar o número em casos de denúncia de ordem criminal, como roubos e furtos; ambiental, como resgate de animais; ordenamento urbano, fiscalização de posturas, pessoa suspeita, trânsito.