Cidades

CIDADE: Prefeitura de Niterói lança Escola de Governo e Gestão

CIDADE: Prefeitura de Niterói lança Escola de Governo e Gestão

CIDADE – A Escola de Governo e Gestão da Prefeitura de Niterói foi lançada oficialmente ontem (7/4), com a apresentação do portal que vai reunir cursos, material didático e banco de boas práticas para funcionários da administração e para o público em geral. Na ocasião também foi lançado o código de ética do agente público municipal e foram ministradas palestras com especialistas. O site pode ser acessado pelo link www.egg.seplag.niteroi.rj.gov.br.

A secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer, conduziu a cerimônia, que contou com a participação dos secretários Axel Grael (Executiva) e Fabiano Gonçalves (Administração), do procurador-geral do Município, Carlos Raposo, e do presidente da Niterói Prev, Moacir Linhares, entre outras autoridades, além de funcionários do Município.

“A Escola de Governo e Gestão vai integrar e articular as diversas atividades voltadas aos servidores municipais, divulgando oportunidades de capacitação externas e os cursos que serão organizados pela Prefeitura. A escola faz parte da Política Municipal de Desenvolvimento de Servidores da Prefeitura de Niterói, que tem como objetivo a qualificação do quadro de funcionários para o desenvolvimento eficiente das políticas públicas e a prestação de serviços de qualidade para a população”, explicou Giovanna, agradecendo todo o empenho da equipe da Seplag.

Além da apresentação do Portal da Escola de Governo e Gestão e das atividades programadas para 2017, foram lançados o código de ética do agente público municipal e o almanaque sobre ética no setor público. A aula inaugural foi ministrada pela professora doutora Evelyn Levy, consultora do BID e Banco Mundial, sobre as inovações e desafios à qualificação permanente nos municípios. Gláucio Neves, diretor da consultoria Macroplan, apresentou o índice de gestão municipal e o ranking de desempenho das 100 maiores cidades do país.

“Como funcionário público, vejo a importância da modernização do setor. Nós precisamos nos preparar para prestar o melhor serviço para a população. Estamos no caminho para transformarmos Niterói em uma cidade inteligente, através da modernização da gestão, novas tecnologias e pelo aprimoramento do agente público”, explicou o secretário Executivo Axel Grael.

Já estão disponíveis no portal a capacitação no Código de Ética do Agente Público Municipal, uma das iniciativas do Niterói Resiliente para modernização da gestão e uma das metas do Plano de 100 dias, e a capacitação no e-Cidade, software que centraliza as informações sobre os processos municipais, garante a segurança dos dados, mais transparência e melhoria na gestão fiscal. O programa substituiu 46 sistemas de protocolos, 11 sistemas de folha de pagamento e 10 sistemas contábeis diferentes, permitindo uma maior facilidade de consulta às informações de processos administrativos da Prefeitura de Niterói.

Para 2017 foi elaborada uma grade com 20 cursos diferentes, que vão do nível operacional ao estratégico, e incluem liderança, gestão por competências, gestão para resultados, foco no cliente cidadão – competências gerais para melhorar a gestão pública para a prestação de cursos para o cidadão. A Escola de Governo e Gestão conta com recursos do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS), uma iniciativa da Prefeitura com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de Niterói mediante a execução de projetos urbanos e sociais.

Um Conselho Consultivo, composto por representantes de órgãos municipais, vai auxiliar na definição das diretrizes, na coordenação e avaliação das ações de capacitação. Fazem parte do conselho a Seplag, Secretaria de Administração, Secretaria Executiva, Secretaria de Educação e Secretaria de Projetos Estratégicos e Ciência e Tecnologia.