Esportes

ESPORTES: Campeonato Mundial de Shuffleboard chega a Niterói em Julho

ESPORTES – De 24 a 28 de julho deste ano, a cidade de Niterói sediará o 36º Campeonato Mundial de Shuffleboard. Ao longo dos cinco dias de competição, cerca de 80 atletas, entre homens e mulheres das mais variadas idades, provenientes de mais de 10 países, lotarão o ginásio poliesportivo do ‪Centro Cultural e Esportivo La Salle, em Icaraí, para‬ disputar o título de Campeão Mundial de Shuffleboard 2017, nas categorias individuais masculina e feminina.

Essa será a segunda vez que o Brasil sedia uma competição desse nível, sendo a primeira realizada em 2005, também em Niterói, cidade que concentra a maior parte dos jogadores da equipe brasileira. No ano passado, o Mundial foi disputado por equipes, na cidade americana de Orlando, na Flórida, onde os brasileiros conquistaram a inédita medalha de prata, ficando atrás apenas dos donos da casa.
Fundada em 1996, em Niterói, a Associação Brasileira de Shuffleboard (ABS) está à frente da organização do evento, que já conta com 15 jogadores brasileiros confirmados. A expectativa da ABS é a melhor possível. “O maior objetivo da ABS é a disseminação desse esporte pelo Brasil. Estamos confiantes de que um evento desse porte, acontecendo na nossa casa, em Niterói, que é a capital brasileira do shuffleboard, trará uma grande visibilidade a esse esporte, que é fantástico mas ainda pouco conhecido no país.” – afirma Bernar Borges, que é jogador desde os 14 anos e atualmente, aos 26, é o presidente da instituição.
A Cerimônia de Abertura do Campeonato Mundial de Shuffleboard 2017 acontecerá no ginásio do Centro Cultural e Esportivo La Salle, Rua Doutor Paulo César, 107, Icaraí, Niterói (atrás do Colégio Abel) das 8:30h às 10h do dia 24 de Julho.
Os jogos ocorrerão de segunda à sexta-feira, diariamente das 8:30h às 17:00h, no mesmo local. O Colégio La Salle Abel é um dos principais apoiadores do evento, disponibilizando sua estrutura (ginásios e salão de eventos para as refeições dos participantes) sem custo, por acreditar na proposta e valores do esporte.
A cerimônia de abertura e os jogos serão abertos ao público, com entrada gratuita, porém a organização estará recebendo alimentos não-perecíveis que serão doados a instituições de trabalho social da cidade.
O shuffleboard é uma modalidade esportiva bastante democrática e inclusiva, pois permite que crianças, jovens, homens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência compitam entre si em condições de igualdade. O objetivo do jogo é marcar mais pontos que o seu adversário, lançando seus discos (com o auxílio de um taco) para dentro da zona de pontuação triangular na extremidade oposta da quadra. É possível também retirar pontos do seu adversário (com o próprio disco). Mas atenção, para que um disco seja considerado válido, é preciso estar inteiramente dentro da área de pontuação (10, 8, 7 ou -10), não podendo tocar as linhas.
Mais informações sobre o jogo e sua história podem ser encontradas no site da Associação:  www.shuffleboardbrasil.com.br
Realização: ABS & ISA
Apoio: La Salle
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top