Geral

GERAL: Depois de acidentes no carnaval do Rio, Inmetro vai promover a criação de regras para carros alegóricos

GERAL – Depois da série de acidentes nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, o Inmetro prometeu promover a criação de regras e normas de padronização para a construção de carros alegóricos.

“Vou convocar a partir de quinta-feira essa reunião. Em meados de março fazemos o painel setorial, convidando as pessoas a participar. Deste painel setorial sai um grupo de trabalho, que certamente vai propor um regramento”, disse o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, em entrevista à GloboNews.

De acordo com Azevedo, o processo deve demorar entre 3 e 6 meses. “Não há motivo para demorar mais do que isso. Já temos todo o regramento para veículos especiais, de cargas perigosas. Não deve demorar muito”, afirmou.

Depois de pronta, a regulamentação deve abordar todas as fases de construção de um carro alegórico, começando pela estrutura, motores e funcionamento do carro no momento do desfile, como a parte elétrica.

Além de criar a regulamentação, o Inmetro também deve ser o responsável por vistoriar e aprovar os carros alegóricos antes dos desfiles.

Como são feitos os carros alegóricos

Os carros são construídos a partir de chassis de caminhões ou ônibus, que são alongados e recebem reforço estrutural com barras de ferro. A partir disso são colocadas tábuas de madeira, formando uma superfície plana, na qual o carro recebe as esculturas.

No Rio a propulsão é feita por um motor, e um motorista, que fica no interior do veículo, sendo guiado ao longo do trajeto por pessoas que ficam do lado de fora.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top