Cidades

CIDADE: Segunda Reunião da Operação Icaraí é feita com moradores do bairro

CIDADE: Segunda Reunião da Operação Icaraí é feita com moradores do bairro

anuncienew2

CIDADE – Cerca de 100 pessoas compareceram, na noite de quinta-feira (23/2), à segunda reunião da Operação Icaraí, um planejamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade e pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) para dar mais fluidez ao trânsito do bairro. A equipe apresentou a proposta de alterações, já com revindicações pedidas pela população na primeira reunião, esclareceu dúvidas e acolheu novas sugestões.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, explicou as iniciativas, que incluem o recapeamento de 14 ruas (a obra já foi concluída em nove vias) e a implantação de 15 semáforos inteligentes, além de outros 27 modernizados, que funcionam por até 6 horas em caso de falta de energia. Também estão previstos o reforço no número de agentes de trânsito no bairro, a organização dos pontos de ônibus, a instalação de 150 paraciclos e de três painéis fixos com informações para os motoristas, além da implantação de uma ciclofaixa na Rua Lopes Trovão
 
“Estamos avaliando a possibilidade de iniciar um estudo para, a médio prazo, construir um túnel ligando a Rua 5 de Julho à Rua Oswaldo Cruz. Dessa forma, seria criada mais uma via ligando a Rua Santa Rosa à Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres”, contou Barandier, que tirou dúvidas e ouviu sugestões. 
 
Ainda de acordo com o plano, ficará proibido o estacionamento e pontos de táxi na Álvares de Azevedo e na Lopes Trovão, que são ruas mais estreitas, no trecho que vai da praia até a Roberto Silveira, em ambos os lados. Na Mariz e Barros e Miguel de Frias, vias mais largas, será permitido o estacionamento e paradas de táxis. Também está em estudos a instalação de uma ciclofaixa na Miguel de Frias ou na Álvares de Azevedo.
 
Já os três painéis fixos passarão aos motoristas informações sobre o trânsito na cidade. Os equipamentos serão instalados na Avenida Jornalista Alberto Torres, altura da Praça Getúlio Vargas; na Avenida Roberto Silveira, altura da Avenida Almirante Ary Parreiras, e na Rua Marquês do Paraná, pouco antes da Rua Miguel de Frias.