Agenda

EVENTOS: Bloco Loucos pela Vida abre carnaval de rua de Niterói

anuncienew2

EVENTOS – Familiares, amigos, usuários e profissionais do Programa de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participaram do desfile do Bloco Loucos pela Vida, que há 17 anos abre o carnaval de rua de Niterói. Sob um sol escaldante, cerca de 100 pessoas se concentraram na Praça Arariboia, no Centro, na tarde desta quinta-feira. Depois de esquentaram os tamborins, os foliões, acompanhados por um carro de som da Escola de Samba Acadêmicos do Cubango, percorreram a Avenida Rio Branco em direção à Praça da Cantareira, no Gragoatá, onde encerraram o desfile.
Loucos-pela-Vida-2017-073
Pela primeira vez, a escolha do samba foi através de concurso de participação livre entre os Centros de Atenção Psicossociais (CAPs), o que demonstra o empenho de ampliar a integração de toda a rede da Saúde Mental. O samba vencedor foi do grupo do CAPS Casa do Largo, mas também concorriam o CAPS Herbert de Souza e o CAPS Álcool e Drogas da Alameda. A decisão foi tomada pelo júri formado por Careca, mestre de bateria do Preventório; Vinicius Sauerbronn, produtor musical; e Petrônio Ornelas, do Centro de Convivência.

Um dos organizadores do evento, Francisco Protassio, do Centro de Convivência, afirmou: “A atenção da Saúde Mental é psicossocial, então envolve as questões sociais e da vida dos pacientes, fora da patologia. As atividades culturais como esta agem como complemento ao tratamento com medicação“.

O evento contou também com a participação da vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Juliana Santos Costa, da chefe do Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica, Odila Curi, e com o apoio do Bloco Bloquete e do Bar Mãe d’Água, entre outros.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top