Cidade

CIDADE: Revitalização do Parque das Águas será entregue no primeiro semestre de 2017

anuncie

anuncie

 

CIDADE – O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou na tarde desta quinta-feira (15.12) as obras de revitalização e implantação de equipamentos para acessibilidade universal do Parque Municipal Eduardo Travassos, conhecido como Parque das Águas, no centro de Niterói. A Prefeitura de Niterói incluiu o espaço entre as prioridades para os investimentos do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS), com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento é de R$ 7,8 milhões e a previsão é que a obra esteja concluída no primeiro semestre de 2017.

parque001.

parque004. parque013. parque014. parque021

As intervenções em andamento incluem a construção de um elevador de acesso para a população em geral, com atenção para cadeirantes e portadores de necessidades especiais, criação de um espaço de lazer e de convívio e reforma de um auditório.

Também estão previstas a recuperação da área verde, restauração dos jardins, caminhos, trilhas e melhoria da drenagem; além do planejamento do programa de educação ambiental, que terá como tema a água. Dentre os objetivos da revitalização, destaca-se ainda a realização de eventos culturais.

A praça que fica em frente à área de lazer também está em obras e será revitalizada. Uma casa localizada no mesmo local será transformada no Centro de Visitantes do Parque das Águas.

“Fizemos uma vistoria nas obras, que estão avançando bem na parte de urbanização do entorno, principalmente na praça localizada em frente ao futuro centro de visitantes do parque. Também verifiquei a obra na via de acesso, a parte da implantação da trilha e a construção do elevador. A obra está dentro do cronograma que foi planejado”, afirmou o vice-prefeito.

Axel Grael também destacou que a revitalização do Parque das Águas transformará a área em mais um atrativo turístico e de lazer para a população que mora e trabalha no Centro.

“A população passará a contar com uma área de relevante importância histórica, ambiental e cultural para Niterói. É uma área nobre da cidade, que estava esquecida, e que está sendo preparada para ser entregue novamente aos moradores do bairro e de toda a cidade”, disse Grael.

O parque ocupa 32 mil metros quadrados do Morro da Detenção. A área é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Além de abrigar uma das últimas áreas verdes numa das regiões mais densas da cidade, o Parque das Águas também protege um dos mais interessantes patrimônios históricos de Niterói, que é o sistema construído no século XIX para o abastecimento de água para a cidade e que, ainda hoje, distribui água para alguns bairros.

Fotos Alexandre Vieira

anuncie

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top