Cidade

CIDADE: Várzea das Moças vai ganhar portal de segurança e túnel São Francisco-Icaraí receberá sistema de sinais inteligentes

jeunesse

anuncie

 

CIDADE – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou na tarde desta terça-feira (18/10) o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e o CCO (Centro de Controle da Mobilidade), na Região Oceânica, e anunciou novidades.

Sobre o Cisp, o prefeito informou que, dentro dos próximos dez dias, será instalado um novo portal de segurança que lê placas de carros e pode identificar aqueles que teriam sido roubados, assim como já acontece na Ponte Rio-Niterói: será na Avenida Central, em Várzea das Moças, na Região Oceânica, uma das saídas e entradas da cidade.
“Os portais de segurança são um segmento avançado do monitoramento por câmeras. Vamos instalar um novo portal em Várzea das Moças e, até o fim do ano, pretendemos chegar a outros bairros, como Barreto e Fonseca. Apesar da atribuição constitucional da segurança pública ser dos governos estaduais, a Prefeitura está colaborando com a área”, disse.
Em relação ao CCO da Mobilidade, Rodrigo Neves disse que a próxima região contemplada será a entrada e saída do túnel que liga São Francisco a Icaraí já nas próximas semanas. O sistema já funciona na esquina da Avenida Jansen de Melo com a Rua Marechal Deodoro, no Centro, e também no Largo da Batalha.
Ao todo, serão 190 cruzamentos ou esquinas da cidade que vão receber o sistema, que permite acionar em tempo real o sinal verde por mais tempo em uma área engarrafada, ou o vermelho para segurar o fluxo quando necessário, em caso de acidente, por exemplo, contribuindo para reduzir os congestionamentos.
“Os sinais inteligentes são de fundamental importância para o conceito de cidade inteligente que estamos implantando. Com esse sistema, vamos ter uma redução de 20% a 30% no tempo de deslocamento. Já melhorou a circulação no Largo da Batalha, um dos eixos saturados da cidade. Isso vai contribuir para  melhorar a qualidade de vida da população”, disse o prefeito.
Segundo informações da equipe técnica do CCO, a Ouvidoria da Prefeitura recebeu elogios de pedestres e ciclistas sobre a implantação do sistema no Largo da Batalha. Os pedestres exaltam que estão com mais facilidade para atravessar a rua, e os ciclistas disseram que se sentiram mais seguros.
O secretário de Ordem Pública, Gílson Chagas, destacou a integração dos dois sistemas.
“Com certeza, vamos proporcionar maior segurança nos cruzamentos e maior fluidez ao trânsito, ajudando os órgãos de segurança a  monitorar melhor a cidade, deslocando a PM, Polícia Civil e Guarda Municipal para locais onde há ocorrências policiais ou casos de desordem urbana”, declarou.
Foto: Alexandre Vieira
0001
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top