Economia

ECONOMIA: BC mantém estimativa de queda da economia em 3,3% este ano

Arquivo

banner01

anuncie

ECONOMIA – O Banco Central (BC) manteve a expectativa de queda da economia este ano. De acordo com o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (27) em Brasília, o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos, deve apresentar retração de 3,3%. Para 2017, o BC estima recuperação da economia com crescimento de 1,3%.

Neste ano, a expectativa para a produção agropecuária é de recuo de 2,2%, ante a projeção de queda de 1,1%, divulgada em junho. O cálculo para a retração da indústria passou de 4,6% para 3,3%. A estimativa para o recuo do setor de comércio e serviços em 2016 passou de 2,4% para 2,7%.

O BC também projeta recuo de 4,4% para o consumo das famílias, com piora de 0,4 ponto percentual. A projeção para a queda do consumo do governo ficou em 1,3%, em 2016. O recuo na Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos) passou de 11,6% para 8,7%.

Aumento dos investimentos

Em 2017, o BC espera por aumento dos investimentos, com projeção de crescimento de 4% na formação bruta de capital fixo.

O BC considera ainda que as estimativas para o consumo das famílias e do governo estão mais moderadas, com 0,8% e 0,5%, respectivamente. Segundo o BC, essas estimativas são “consistentes com o cenário de recuperação dos indicadores de confiança e de consolidação do ajuste fiscal em curso”.

Reportagem: Kelly Oliveira

Edição: Kleber Sampaio

0001

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top