Cultura

CULTURA: Arte na Rua com novidades na virada do mês

CULTURA: Arte na Rua com novidades na virada do mês

anuncie

anuncie

CULTURA – O Projeto Arte na Rua, promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), abre mais uma semana com programação variada e gratuita, de 30 de agosto a 04 de setembro. O projeto leva, para espaços públicos, atrações culturais das mais diversas linguagens artísticas, possibilitando uma aproximação entre os artistas e o público, ampliando ainda mais o conceito de arte pública, urbana, livre, popular e democrática.

PAULINHODAGUITARRA

A programação da semana tem apresentação do músico Marcos Hasselman, na terça, em Icaraí; o show de Lucas Felix, na quarta, na Praça da Cantareira; a a contação de histórias “Quem tece um ponto aprende um conto”, no sábado, na Praça do Ingá; a cantoria ao vivo do músico Renato Pfeil, no domingo, no Horto de Itaipu; o espetáculo infantil “O Coelho Pitomba”, no domingo, em Santa Bárbara e, fechando a semana, o guitarrista Paulinho Guitarra na Varanda do Paschoal.

Abrindo a semana, na terça-feira, 30 de agosto, às 18h, a esquina entre as ruas Moreira César e Belisário Augusto recebe o músico Marcos Hasselman. O som elegante e eclético do cantor tem a liberdade que o jazz permite nas improvisações, tudo isso aliado a um tempero bem brasileiro. Marcos, que já se apresentou no Teatro Municipal do Rio com a orquestra do Iate Real Britânico, além de shows pelo Brasil e exterior, atualmente se apresenta em São Paulo com os integrantes do “Sexteto do Jô”, e traz para o show em Niterói um repertório de jazz de tirar o fôlego.

Na quarta-feira, 31, às 21h, a Praça da Cantareira recebe show de Lucas Felix. Cantor e compositor da cidade de Niterói, Lucas lançou seu primeiro CD autoral em dezembro de 2013 e assim iniciou sua trajetória musical. Até então, ele guardava apenas em cadernos os seus escritos, sem imaginar que um dia os transformaria em música. Entretanto, posteriormente, ao começar a mostrá-los a amigos em rodas de violão, se sentiu motivado a transformar palavras em canções. E foi para ter certeza que este seria o seu caminho que resolveu de cara entrar em estúdio.

Seu primeiro álbum intitulado “Céu de Poesias” apresenta composições do artista em parceria com talentosos compositores e músicos de sua cidade. Apesar da sua recente história no mundo da música, Lucas demonstra maturidade e excelentes influências em suas canções, dos quais podemos destacar nomes como Herbert Vianna e o norte-americano Jason Mraz.

Na sexta-feira, 02 de setembro, às 18h30, na Praça Getúlio Vargas, acontece a apresentação No Passo do Caboclo.

No sábado, 03, às 11h, a Praça do Ingá recebe a contação de histórias Quem tece um ponto aprende um conto. O espetáculo da contadora Thatiana Verthein, passeia pelo mundo da Moça Tecelã, da obra de Marina Colasanti. A vida é uma colcha de retalhos, cheia de amor, entrega, encontros e desencantos, desejos e dúvidas. O querer é o que importa. E como tecelã, cada um de nós poderá tecer a sua própria história com fios e cores de contentamento.

No domingo, 04, às 11h, o Horto de Itaipu recebe a cantoria ao vivo do músico Renato Pfeil, direcionada à crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Participante da dupla Glorinha e Renato, o músico desenvolve cantorias de divulgação dos 16 CDs, 2 DVDs e livro lançados pela produtora do casal. A cantoria é altamente interativa, convidando a todos para cantar e dançar os maiores sucessos da dupla.

Simultaneamente, no domingo, 04, às 11h, a Praça João Saldanha, em Santa Bárbara, recebe o espetáculo infantil O Coelho Pitomba, que conta a história de Pitomba, um coelho que se vê em apuros com as tentativas da Onça Matilda em transformá-lo num saboroso ensopado de coelho, seu prato preferido.

Tudo acontece numa bela floresta. Apesar do medo, Pitomba é extremamente audacioso e trama várias peripécias contra a Onça Matilda, que quase enlouquece. Ao provocar a ira da onça, ele passa por momentos de grande perigo e angústia. Entretanto, Pitomba não está sozinho. Nesta aventura, o coelho recebe a ajuda de dois companheiros, o Papagaio Otavinho e o Urso Ricardão, que o protegem de toda a forma. Com a ajuda das crianças da plateia, Ricardão e Otavinho esperam selar a paz entre os dois inimigos. Será que eles conseguirão restaurar a paz na floresta?

Ainda no domingo, 04, às 11h, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe o show do músico instrumentista, compositor e produtor musical Paulinho Guitarra. Paulinho será acompanhado pela “Very Cool band”, formada por ele, Roberto Alemão (bateria) e Juliano Cândido (baixo).

A carreira de Paulo Ricardo Rodrigues Alves, mais conhecido como Paulinho Guitarra, teve início no final da década de 60, quando foi integrante do conjunto niteroiense “Os Adolescentes”. No decorrer de sua trajetória, atuou como guitarrista de Gerson King Combo, Tim Maia, Cassiano, Carlos Dafé, Sidney Magal, Orquestra Dragão de Ipanema, Banda Black Rio, Sandra de Sá, Celso Blues Boy, Alynaskyna, Léo Gandelman, Belchior, Hyldon, Serginho Trombone, Amelinha, Beth Bruno, Arthur Maia, Alex Malheiros, Paula Lima e Kiko Continentino, entre outros. Atualmente, trabalha em shows ao lado do cantor Ed Motta no Brasil e em turnês internacionais na divulgação do do seu quarto e mais recente disco “Romantic Lovers – Sparkling Guitars From Paulinho Guitarra”.

Serviço

Marcos Hasselman
Data: Terça, 30 de agosto de 2016
Horário: 18h
Local: Esquina entre Moreira César e Belisário Augusto

Lucas Félix
Data: Quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Horário: 21h
Local: Praça da Cantareira

No Passo do Caboclo
Data: Sexta-feira, 02 de setembro de 2016
Horário: 18h30
Local: Praça Getúlio Vargas

Quem Tece um Ponto Aprende um Conto – infantil
Data: Sábado, 03 de setembro de 2016
Horário: 11h
Local: Praça do Ingá

Cantoria ao Vivo – Renato Pfeil
Data: Domingo, 04 de setembro de 2016
Horário: 11h
Local: Horto de Itaipu

O Coelho Pitomba – infantil
Data: Domingo, 04 de setembro de 2016
Horário: 11h
Local: Praça João Saldanha – Santa Bárbara

Paulinho Guitarra
Data: Domingo, 04 de setembro de 2016
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

anuncie