Cidades

CIDADE: Prefeitura assume espaços da Leão XIII e vai criar parque público no Engenho do Mato

CIDADE: Prefeitura assume espaços da Leão XIII e vai criar parque público no Engenho do Mato

anuncie

anuncie

CIDADE – A Prefeitura de Niterói firmou uma parceria com a Fundação Leão XIII, que cuida de pessoas em situação de rua e é ligada ao Governo do Estado, para assumir dois terrenos da instituição em Niterói: a unidade na Rua das Colinas, no Engenho do Mato, será transformada em um parque público, e o prédio na Vila Ipiranga, no Fonseca, será transformado em um Centro de Oportunidades. O acordo foi fechado pelo prefeito Rodrigo Neves e pela presidente da Fundação Leão XIII, Erika Souza, na tarde de ontem (9/8), na sede da Prefeitura. Os termos do convênio serão discutidos nos próximos dias e a transferência da gestão deve acontecer até o fim deste mês.

“Estamos concretizando uma parceria que é boa para a Leão XIII, para a Prefeitura e, principalmente, para os moradores de Niterói. A Fundação vai transferir a gestão do espaço da Vila Ipiranga para a Prefeitura, que vai transformar o local em um Centro de Oportunidades com Telecentro, Centro de Atendimento à Mulher e Casa de Direitos. Os serviços da Leão XIII, como a emissão de documentos, serão mantidos”, esclareceu o prefeito Rodrigo Neves, que não descartou a ampliação do Núcleo Avançado de Educação Infantil (Naei) Professora Marilza da Conceição Rocha Medina, que é vizinho .

Sobre o terreno no Engenho do Mato, o prefeito explicou que os usuários e funcionários que ocupam a instituição serão transferidos para um centro unificado da entidade em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, e que a Prefeitura vai transformar a área em um grande parque público para moradores e visitantes da Região Oceânica. O projeto está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Obras, que estuda a implantação de um skatepark no local – nos moldes dos do Horto do Fonseca e de São Francisco.

“O local no Engenho do Mato é arborizado, muito bonito e tenho certeza de que a Prefeitura vai saber como usar esse espaço em prol da população. Essa é uma reivindicação antiga dos moradores da área. É um alívio saber que vamos poder melhorar o serviço prestado aos nossos usuários e a qualidade de vida deles unificando o atendimento. Todos vão sair ganhando”, destaca a presidente da Fundação, Erika Souza.

O deputado estadual Pedro Fernandes, que intermediou a reunião, informou que o atendimento da Fundação será centralizado em um único local para facilitar a logística e diminuir os custos.

“Hoje a Prefeitura de Niterói tem melhores condições que o Estado para manter dois espaços como estes e estabelecer políticas públicas para que a população possa usufruir os locais”, frisou o deputado.

Também presente à reunião, o vereador Daniel Marques reconheceu o bom trabalho da Fundação Leão XIII e elogiou a iniciativa da Prefeitura em gerir um espaço que se tornaria ocioso, oferecendo dois serviços importantes para a população de Niterói.

Também participaram da reunião o procurador-geral do Município, Carlos Raposo, os secretários municipais de Obras, de Educação e de Assistência Social, Vicente Temperini, Flávia Monteiro, e Gabriel Siggelkow, o subsecretário executivo Gustavo Rodrigues, a coordenadora da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, Marcilene Souto, e o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade.

anuncie