Cidade

CIDADE: Mais Guardas Municipais nas ruas de Niterói, município prioriza ações para ajudar no combate à violência

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recepcionou nesta quarta-feira (27/7) os 58 guardas municipais aprovados no concurso público da corporação e que integram a quarta e última turma do curso de formação, que tem duração de três meses e será encerrado em setembro.

Nos últimos três anos e meio, a Prefeitura de Niterói dobrou o efetivo da Guarda Municipal, que hoje tem mais de 600 homens. Os agentes atuam em toda a cidade no combate, sobretudo, a furtos e assaltos nas ruas e áreas públicas.

 

IMG_9401

Os guardas já contribuem para inibir a atuação e para prender criminosos, entre outros pontos, nas proximidades de estabelecimentos comerciais no Centro e no Campo de São Bento, importante área de lazer de Icaraí.Durante a cerimônia de recepção aos novos guardas, 20 agentes que participaram de ocorrências criminais nos últimos meses, como apreensões de suspeitos e de material ilícito, foram homenageados com certificados.

“A Guarda Municipal de Niterói avançou muito. Fizemos o primeiro RAS, o primeiro plano de cargos e salários da Guarda depois de 20 anos, realizamos em 2014 um concurso público que foi o mais disputado do país. E, agora, estamos elaborando o plano estratégico da Guarda para os próximos quatro anos”, disse o prefeito.

CÂMERAS E PORTAIS DE SEGURANÇA – Até o fim deste ano, Niterói terá 500 câmeras de segurança instaladas pela Prefeitura em todas as regiões. Cerca de 450 equipamentos já estão ajudando no combate à violência no município. Nos próximos três meses também serão instalados sete portais nas entradas da cidade, incluindo a Ponte Rio-Niterói, com dispositivos de monitoramento capazes de ler placas de carros que entram e saem da cidade.

As câmeras são monitoradas pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), construído pela Prefeitura de Niterói no Trevo de Piratininga. Um moderno sistema permite o acompanhamento, em tempo real, agilizando o trabalho da Guarda Municipal, Defesa Civil, NitTrans, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, polícias rodoviárias e Corpo de Bombeiros.

O prefeito Rodrigo Neves explica que os novos portais serão instalados nas entradas da cidade, como a Avenida Central, em Itaipu, Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba, Alameda São Boaventura, no Fonseca, e no Barreto. “Sabemos que o combate à violência é uma atribuição do Governo do Estado. Mas também sabemos que é obrigação do prefeito ouvir a população de sua cidade. Está claro que a Segurança Pública é uma prioridade para os niteroienses. Por isso, estamos investindo o que podemos na luta contra a criminalidade em nosso município”, ressalta Rodrigo Neves.

CIDADE DA ORDEM – Em agosto será inaugurada a Cidade da Ordem Pública Marcus Jardim, no Barreto, que abrigará a sede da Guarda Municipal. No local, haverá estande de tiro; canil com capacidade para até dez cães; consultório veterinário e ambulatório; um auditório com capacidade para 350 pessoas; alojamentos masculino e feminino; refeitório com capacidade para 114 pessoas; duas salas de aula que comportarão 50 pessoas em cada; salas do departamento de ensino da corregedoria, do inspetor-geral e do de dia, e da ouvidoria; depósito de mercadorias apreendidas; almoxarifado; setor de comunicações e planejamento.

A Secretaria de Ordem Pública também será instalada no local, que contará, além dos gabinetes do secretário e dos subsecretários administrativo e operacional, com salas de monitoramento, logística e Coordenadoria de Inteligência. Já o Departamento de Fiscalização de Postura terá recepção, salas de fiscais, do diretor e de reunião, além de cartório e arquivo.

“Este projeto é sonhado há muitos anos pela Guarda Municipal, que nunca teve uma sede, uma estrutura de formação. Não tenho dúvidas de que esse equipamento será o melhor centro de formação de uma guarda municipal no Estado do Rio de Janeiro.Tudo à altura do que desejamos para a Guarda Municipal de Niterói, que é torná-la a melhor do país “, ressalta o prefeito.

MAIS POLICIAMENTO – O prefeito Rodrigo Neves ressalta que, além dos investimentos, também está empenhado na cobrança pelo aumento do efetivo policial em Niterói.“Já mostramos que queremos cooperar. Instalamos sistemas de monitoramento, construímos a Delegacia de Homicídios, o Cisp, cabines e companhias destacadas para a PM e dobramos o efetivo da Guarda Municipal, mesmo assim, sabemos que é imprescindível o aumento do número de policiais nas ruas de Niterói. Já tivemos muitos resultados. Sabemos que a situação poderia estar ainda pior se não fossem nossos investimentos em Segurança Pública”, ressalta Rodrigo Neves.

image

.

image (1)

.

Guarda patrulhando a rua (2)

.

Cópia de DSC_3951

.

BEA_4337 (1)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top