Saúde

SAÚDE: Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado em Niterói

SAÚDE: Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado em Niterói

SAÚDE – Em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai promover nos dias, 27, 28, 29/7, das 9 às 17h, a Campanha de Testagem Rápida das Hepatites B e C, na Praça São João, no Centro. Entre as ações, está a intensificação dos testes rápidos, realizados para diagnosticar possíveis casos das doenças, informações sobre cada tipo de hepatite e orientações sobre a vacinação contra a hepatite B. Além disso, a campanha terá a participação da ONG Genesis, composta por portadores das doenças, que distribuirá materiais educativos. Contemplando a data, a Câmara de Vereadores de Niterói e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) receberão iluminação na cor amarela, referente ao Julho Amarelo, mês dedicado à prevenção e controle das doenças.

As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado, podendo evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose hepática e o câncer de fígado. Essas hepatites podem ser transmitidas por transfusão de sangue; compartilhamento de agulhas, seringas, canudos ou cachimbos; exposição percutânea, ou de mucosa, a sangue ou fluidos corpóreos; relações sexuais sem uso de preservativos; uso compartilhado de escova de dente, alicate de unha, barbeadores e lâminas; hemodiálise; transplante; e tratamento dentário.

Dessa forma, o uso de preservativo em todas as relações sexuais para a prevenção das hepatites é fundamental. As diretrizes de prevenção também incluem o não compartilhamento de agulhas e outros objetos que furam, cortam, ou e que entrem em contato com as mucosas e que estejam contaminadas. No caso da hepatite B, a vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível em todas as unidades de saúde para indivíduos com idade até 49 anos. Grupos considerados de alto risco de exposição ou alta suscetibilidade também devem ser vacinados nas unidades da rede pública de saúde.

Os testes rápidos para hepatites B e C também são considerados uma ação de prevenção e são oferecidos a todos os usuários dos serviços de saúde, principalmente às gestantes durante o pré-natal, e no caso da hepatite C, às pessoas com idade entre 45 e 65 anos. Os testes são realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Regional Sérgio Arouca, na Policlínica Regional do Largo da Batalha, Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, Policlínica Regional da Engenhoca, Policlínica Regional Guilherme Taylor March, Policlínica Comunitária de Jurujuba, além da UBS Barreto e UBS Baldeador. O Módulo do Programa Médico de Família do Maruí, PMF Leopoldina, PMF Nova Brasília, PMF Teixeira de Freitas, PMF Ilha da Conceição, PMF Vila Ipiranga e PMF Marítimos também disponibilizam.