Cidades

CIDADE: Obras de contenção da Fagundes Varela na reta final

CIDADE: Obras de contenção da Fagundes Varela na reta final

CIDADE – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou na tarde de ontem (12/7) as obras de contenção de encosta na Rua Fagundes Varela, no Ingá, Zona Sul de Niterói. Os trabalhos têm previsão de conclusão para o dia 30. A via e a calçada serão liberadas totalmente ao tráfego no dia 10 de agosto. O investimento da Prefeitura é de R$ 4,3 milhões.
“Esta obra começou há três meses e nós a estamos executando com segurança, planejamento e, ao mesmo tempo, celeridade. Esta obra será concluída com total segurança para os moradores do Morro do Estado e da Fagundes Varela e para todos os cidadãos que utilizam esta via, que é um dos principais acessos à região de Icaraí e do Ingá”, explicou o prefeito, destacando que a Prefeitura investiu mais de R$ 100 milhões em obras de contenção de encostas nos últimos três anos e meio nos pontos mais críticos da cidade.
“Também investimos em estações meteorológicas, na criação de 30 Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil), em pluviômetros e na construção de milhares de unidades de habitação de interesse social em pequenos núcleos, nos bairros de origem das famílias que sofreram a tragédia das chuvas de 2010.  É importante ressaltar que, nestes três anos e meio, apesar dos fenômenos climáticos intensos, inclusive mais fortes do que as chuvas de 2010, nós não tivemos nenhuma ocorrência grave e nem a perda de vidas. Isso é resultado de planejamento e investimento prioritário”, analisou o chefe do Executivo municipal.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini, acompanhou a vistoria realizada pelo prefeito e informou que, pela localização estratégica da rua, a obra teve que ser feita de maneira rápida, emergencial e com segurança.
“Este é o único acesso viário do Morro do Estado e uma importante ligação entre Icaraí, Centro e Ingá. A Prefeitura está atuando em diversas frentes, mas com olhar especial para a contenção de encostas. Um bom exemplo disso é o mapeamento de risco do município, que vai levantar todos os pontos de risco indicados pela Defesa Civil e vai propor solução técnica e orçamento para essas obras”, disse Temperini.
O subsecretário de Defesa Civil, major Wallace Medeiros, elogiou os trabalhos e a pronta resposta da Prefeitura na realização das obras, evitando futuros desabamentos no local.
“É uma pronta resposta do poder público a uma situação de iminente desastre. No início do ano, houve um pequeno deslizamento aqui e ele poderia aumentar, inclusive afetando residências. O prefeito se mobilizou, montou uma equipe emergencial e fez um investimento expressivo para resolver o problema”, analisou o major.

Encosta011

Tranquilidade para moradores

Moradora há 32 anos do Morro do Estado, Elza Maria, de 57 anos, conta que, desde que a primeira barreira caiu, em 2008, as chuvas são motivo de preocupação e medo para a comunidade.
“Moramos bem próximo à encosta. Somos três famílias, com várias crianças, tenho, inclusive, um neto especial. Quando chovia forte, ficávamos acordados para dar tempo de sair todo mundo junto. Desceu lama muitas vezes. Mas agora, com estas obras, eu tenho tranquilidade”, agradece.
A presidente da Associação de Moradores do Morro do Estado, Mara Santos, ressaltou que a obra deixou mais segura a rua, que é o único acesso de veículos à comunidade e atende à creche e ao posto de saúde da localidade.

Encosta005

Fotos: Alexandre Vieira