Turismo

TURISMO: Museu de Arte Contemporânea ganha novas cores à noite

TURISMO: Museu de Arte Contemporânea ganha novas cores à noite

TURISMO – O tradicional branco do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) deixará de ser sua cor exclusiva a partir de hoje (04-07). Por intermédio da nova iluminação instalada durante a reforma recém-concluída, o monumento criado por Oscar Niemeyer ganhará cores diferentes de acordo com a época do ano. A ideia é fazer a adesão do MAC a datas simbólicas de cunho social, como o Outubro Rosa ou o Novembro Azul.

Neste mês de estreia da iluminação colorida, a homenagem será à Bandeira Nacional, ou seja, a fachada estampará, além do branco original, o verde, o amarelo e o azul.

As novas cores poderão ser vistas todo dia a partir das 18h. A cada hora, durante dez minutos ocorrerá a projeção das novas cores sobre o MAC.

É o moderno projeto de iluminação, assinado pelo lighting designer Peter Gasper, que conta com 109 projetores em LED, que vai possibilitar a criação de efeitos de iluminação e a troca de cores do monumento (espelho d’água e prédio), além de gerar uma economia de cerca de 80% no consumo de energia em relação ao sistema anterior.

“As luzes coloridas serão acesas todos os dias a cada dez minutos de uma hora cheia. O MAC é um símbolo para Niterói e ultrapassa fronteiras. A intenção é apoiar grandes campanhas, ajudando a promover causas importantes”, ressalta a Secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

Outras campanhas de cunho educativo  que deverão colorir o MAC serão as pela redução de acidentes de trânsito, pela importância da doação de sangue ou de órgãos e de luta contra a leucemia.

“A nova iluminação do museu aumentará ainda mais a potência do MAC enquanto obra de arte, patrimônio nacional e atrativo turístico internacional”, destaca o secretário de Cultura de Niterói, Arthur Maia.

Liliandayse Marinho 

Foto : Péricles Rodrigues