Cidade

CIDADE: Nova barreira contra lixo no Canal de São Francisco

CIDADE – Anunciada em janeiro pela prefeitura e pela concessionária Águas de Niterói, uma caixa de areia começou a ser instalada esta semana no Canal de São Francisco, na Avenida Presidente Roosevelt, a fim de preservar de lixo as águas da Enseada de Jurujuba. Segundo especialistas, a caixa terá a missão de reter a areia trazida pelo fluxo de água, impedindo que esse material chegue à foz do canal. A obra é um dos braços do Programa Enseada Limpa.
A expectativa geral é que esse investimento ajude a evitar situações como as verificadas em épocas de temporal, quando os resíduos chegaram ao mar. O vice-prefeito Axel Grael ressalta a importância da intervenção em curso no canal: “A concessionária Águas de Niterói já deu início aos trabalhos de implantação da caixa de areia. Ela é de extrema importância neste processo e facilitará muito. Sua maior função é reter sedimentos e permitir que a prefeitura retire esses resíduos de forma mecânica e não manual, como ocorre hoje. Além de reduzir o assoreamento da foz do Canal de São Francisco, aumenta a eficiência de retenção e assim melhora sua captação e forma de atuação de equipes em tempo seco”

A conclusão das obras vai depender do tempo, já que a implantação da caixa só pode ser executada em dias de estiagem, para adequação dos mecanismos.
O Programa Enseada Limpa é um projeto que prevê ações integradas da prefeitura com a concessionária e governos estadual e federal. É um projeto de recuperação da enseada de Jurujuba, com intervenções em todos os pontos que, de alguma forma, têm contribuído para a poluição da enseada.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top