Esportes

ESPORTES: Conheça a história do tradicional time de rugby da nossa cidade, o Niterói Rugby

ESPORTES: Conheça a história do tradicional time de rugby da nossa cidade, o Niterói Rugby

ESPORTES – Nós já vestíamos a camisa verde e dourada do Rio Cricket no início dos anos 70. O time era composto por residentes das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, RJ. Motivada pelo fato de serem poucos jogos – contra times de São Paulo e alguns  contra times europeus que paravam no Rio de Janeiro a caminho da Argentina – e associada às dificuldades de se colocar um time competitivo em campo para jogos agendados para São Paulo, foi tomada a decisão de uma separação entre Rio de Janeiro e Niterói. A turma do Rio de Janeiro formou o Rio Rugby e o de Niterói formou, em Dezembro de 1973, O Niterói Rugby Football Clube. Fundado na residência de Colin e Ian Turnbull na véspera de Natal, tomando-se imagens de presépio como modelo, optou-se pelas cores verde e preto. Na hora da compra das primeiras camisas só havia disponibilidade de tecido rubro-negro. As cores estavam definidas (e aceitas)!

Inicialmente inscrito na ABR para o Brasileiro da Segunda Divisão, já em 1974, o NRFC sagrou-se campeão invicto, jogando contra SPAC B, Bauru, Barbarians B, Poli (USP), Nippon e Federal. Eram jogos de “ida e volta”.

A partir de 1975, o NRFC, através das amizades, conseguiu um número significativo de jogadores e se apresentou com dois times disputando a Primeira e a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Em 1976, o NRFC sagrou-se pela primeira vez, Campeão Brasileiro da Primeira Divisão Brasileira, derrotando o fabuloso time do SPAC. O número de jogos anuais já era considerável, pois surgiu, na região, o Guanabara Rugby, e os três times (Niterói, Rio e Guanabara) colocavam em campo dois times cada. As disputas de jogos contra equipes internacionais continuavam, pois o Rio de Janeiro era sempre incluído nos seus tours. Periodicamente, navios da Marinha Britânica aportavam no Rio de Janeiro e inevitavelmente um jogo de Rugby era agendado.

O Niterói seguiu vitorioso através dos anos 80 e começo dos anos 90, onde se tornaria hexacampeão brasileiro e chegaria a final em quase todas as temporadas. Após 1991, o rugby do estado em geral minguou e o Niterói foi inevitavelmente arrastado pela falta de competitividade ao nosso redor. Em 1997 foi fundado o Niterói feminino, que se consagraram campeãs brasileiras duas vezes, sempre figurando no top 4 do país e invictas do Estado, desde 1998. A equipe feminina sempre esteve recheada de jogadoras na seleção brasileira, feito que permanece até hoje, tendo 4 de nossas jogadoras integrando a seleção brasileira atualmente, grandes candidatas para os jogos olímpicos Rio 2016.

Estamos sempre levando o nome de nossa cidade aos quatro cantos do Brasil, sendo um dos clubes de maior tradição no rugby nacional. Estamos passando por um processo de restruturação, passando de amador para semi profissional, é um grande passo que estamos tentando construir. Sempre em busca de elevar o nosso clube e mostrar que em Niterói temos atletas de qualidade.

Escrito por: Alcysio Canette    Editado por: Leticia Olivares