Negócios

Empreendedores de Niterói deverão solicitar alvará pela internet

Empreendedores de Niterói deverão solicitar alvará pela internet

A partir desta segunda-feira (25/9), empreendedores de Niterói  interessados em obter alvará para atividades na cidade deverão solicitar o documento pela internet. Com isso, os trâmites processuais poderão ser concluídos em poucos dias, sem sair de casa, de forma simplificada. O processo é realizado por meio do Sistema de Registro Integrado (Regin), da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos, dentre eles a Prefeitura, a própria Junta Comercial, a Receita Federal, e a Secretaria de Estado de Fazenda.

“Esta mudança representa uma pequena etapa do amplo processo de modernização que está sendo realizado pela Prefeitura de Niterói. Antes, o contribuinte precisava comparecer pessoalmente à Secretaria Municipal de Fazenda para verificar o andamento do processo até a liberação da permissão.  Agora, o alvará online vai facilitar a vida do contribuinte, que poderá solicitar, consultar e imprimir o documento sem sair de casa ou da empresa”, explica o secretário municipal de Fazenda, Pablo Villarim.

Com a implantação do alvará online, estima-se que aproximadamente 11 mil empreendedores deixarão de comparecer à Fazenda municipal para requerer o documento, aumentando a agilidade e no atendimento prestado pela Secretaria.

Inicialmente essa opção estará disponível para 70% dos tipos de alvarás existentes em Niterói, exceto para autônomos localizados (como advogados, médicos e dentistas) e não localizados (como motoristas, taxistas e corretores de imóveis). Microempreendedores individuais (MEI) deverão continuar solicitando o documento na Casa do Empreendedor (2º piso do Shopping Bay Market).

Para requerer a autorização, o contribuinte deverá acessar o site da Jucerja (www.jucerja.rj.gov.br) ou o link disponibilizado no site da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF).  A ferramenta conta com informações sobre documentação, seus passos e taxas necessárias para a obtenção da permissão. Ao cumprir as etapas, o contribuinte precisa monitorar as notificações e exigências solicitadas pelos órgãos até a obtenção do alvará, que será disponível para a impressão.

Eventuais dúvidas na utilização do sistema poderão ser sanadas pelo e-mail [email protected].br, ou pessoalmente na SMF ou na Casa do Empreendedor.