Cultura

“Entrelaços”: exposição de curta duração dos internos do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, no Museu Janete Costa de Arte Popular

“Entrelaços”: exposição de curta duração dos internos do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, no Museu Janete Costa de Arte Popular

Uma exposição de fotografias, onde os fotógrafos são os protagonistas, os modelos e os diretores. Assim é a exposição “Entrelaços”, com trabalhos de 20 internos do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, que está em cartaz, no Museu Janete Costa de Arte Popular, até o dia 9 de dezembro deste ano.

A mostra faz parte do projeto “Me inclua nessa”, que foi lançado, nesta semana no museu, e é resultado de uma parceria com várias entidades, como a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC); o Instituto Fluminense da Saúde Mental (IFSM); a APADA Niterói – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição; o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba e o Projeto Brincando de Aprender (desenvolvido na Comunidade do Palácio). A iniciativa tem como objetivo promover o acesso de grupos de pessoas com deficiências intelectuais e transtornos mentais, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, assim como as comunidades do entorno por meio de uma série de visitas continuadas ao museu, orientadas por perfil e demanda de cada grupo. Em consonância com as exposições, são utilizados recursos multissensoriais, para atividades de mediação, oficinas de criação e atividades pedagógicas específicas.

Em “Entrelaços”, foram utilizados 4 fotógrafos como inspiração para que os internos artistas pudessem dar um recorte ao olhar deles. Entre os fotógrafos estão: Sebastião Salgado (o recorte foi paisagem, autorretrato e movimento social); Francescha Woodman (com espaços abandonados e partes do corpo e o corpo fragmentado e poético); Mário Cravo Neto (a inspiração foram objetos e as matrizes africanas) e o Jam Saudeck (o recorte foram coisas que os incomodasse… situações que causasse repulsa neles). “Quando eles não saem nas fotos, dirigem como gostaria que fossem retratados. Fotografam também espaços, partes do corpo, entre outras coisas”, explica Carla Lobo, psicóloga do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

 

Serviço:

Exposição fotográfica “Entrelaços”

Dos usuários do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba

Museu Janete Costa de Arte Popular

Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá, Niterói-RJ

Até o dia 9 de dezembro

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h

Entrada gratuita

Telefone: 2705-3929