UFF abre concurso com 190 vagas

A Universidade Federal Fluminense (UFF) publicou, no último dia 13 de novembro, o Edital nº 216 com as informações sobre o novo concurso. As inscrições estarão abertas a partir de 17 de janeiro de 2019 e se estenderão até 11 de fevereiro. Os cargos e as áreas de atuação estarão distribuídos pelos municípios em que a UFF está presente, como Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda.

“O concurso abrangerá muitas áreas técnicas e administrativas, com vagas para todos os municípios onde a UFF se insere. Estamos muito esperançosos de ter uma grande reposição em nosso quadro funcional tanto em nível médio como superior e empolgados em receber essa nova leva de funcionários na universidade”, afirma o reitor Antonio Claudio da Nóbrega. Ele garante que os homologados serão nomeados o mais rápido possível.

O certame, que será realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, é organizado pela Coordenação de Seleção Acadêmica (Coseac), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e pela CPTA, ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Serão oferecidas, ao todo, 190 vagas para ampla concorrência, pessoas com deficiência e negros, sendo 108 para os cargos de nível de classificação E (ensino superior) e 82 para nível D (ensino médio), vinculados ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), instituído pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. O ingresso dos novos servidores deverá ocorrer no segundo semestre de 2019.

Segundo a chefe da Divisão de Gestão de Lotação, ligada à Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo (CPTA), Patrícia Pereira Bompet Dobbs, o ingresso dos novos servidores ocorre em um momento bastante oportuno, já que se associa às estratégias de governança institucionais, que estão modernizando os processos de trabalho. Para ela, a implementação de novas tecnologias de gestão fortalece a relação da administração com os servidores, adotando ações de sustentabilidade e de valorização de políticas públicas afirmativas. Neste contexto, Patrícia destaca que o provimento de vagas estratégicas favorece a composição da força de trabalho das unidades, ampliando a capacidade de enfrentamento dos desafios que se apresentam no cotidiano.

Cargos

As vagas oferecidas são para os cargos de Administrador, Assistente em Administração, Bibliotecário, Documentalista, Técnico de Laboratório (em diversas áreas), Informática, Médico (em diferentes áreas), Biólogo, Psicólogo, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Contabilidade, Analista de Tecnologia da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, Arquivista, Assistente Social, Auditor, Economista, Enfermeiro, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Eletrônico, Farmacêutico Bioquímico, Médico Veterinário, Nutricionista, Programador Visual, Publicitário, Técnico em Anatomia e Necropsia, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Mecânica, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Química, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, bem como Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais e Técnico em Prótese Dentária.

As taxas de inscrição para o processo seletivo variam de acordo com o nível pretendido pelo interessado: R$ 180,00, para o superior e R$ 130,00, para o médio. O concurso terá validade de um ano, a contar da data da publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial da União (DOU), podendo ser prorrogado por igual período. Conforme Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018, são isentos do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos os candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional, bem como os candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Oportunidades para todos

Pessoas com deficiência – física, auditiva, visual, mental ou múltipla (associação de duas ou mais deficiências) terão direito a 5% do total das vagas ofertadas no concurso.  Para isso, os candidatos deverão preencher um campo apropriado no Requerimento de Inscrição. Esse documento deve ser encaminhado, por e-mail, juntamente a um laudo médico emitido em data não anterior a seis meses de sua inspeção médica, que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência e que informe o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), comprovando sua condição de deficiência, nos termos do disposto na Lei nº 13.146/2015.

A mensagem deverá ser enviada até o final do período das inscrições para o endereço eletrônico do.coseac.prograd@id.uff.br, citando o seguinte assunto: “UFF2019 – Laudo”. No corpo, deverão estar contidos o nome completo do candidato, CPF, número do Requerimento de Solicitação de Inscrição e o cargo pretendido. Uma Junta Médica Oficial da UFF avaliará a comprovação da condição de deficiência, informada pelo interessado no ato da inscrição.

Os candidatos negros terão direito a 20% das vagas oferecidas no concurso, em atendimento à Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014. Para concorrer às vagas, a pessoa deverá, no ato da inscrição, selecionar a opção de concorrência e se autodeclarar preto ou pardo nos devidos campos do requerimento de inscrição, conforme quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, deverá informar que conhece os termos da legislação que fundamenta a reserva de vagas para negros.

Cabe também ao interessado que necessitar de auxílio para a realização da prova, independente do tipo de vaga que escolher, informar as tecnologias assistivas de que necessita, dentre as quais: prova impressa em Braille ou com caracteres ampliados, bem como gravada em áudio por fiscal ledor, com leitura fluente ou em formato digital para utilização de computador com software de leitura de tela ou de ampliação de tela; além de solicitar um fiscal para auxiliar na transcrição das respostas. Haverá também uma prova gravada em vídeo por fiscal intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de facilidade de acesso às salas e tempo adicional para a realização da prova e condição especial para as mães que estiverem amamentando.

O conteúdo programático e outras informações poderão ser obtidas no endereço eletrônico www.coseac.uff.br/concursos/uff/2019 ou pelos telefones: (21) 2629-2804 / 2629-2805 / 2629-2806 / 2629-5039 e pelos e-mails comissaodeconcursos.cpta.progepe@id.uff.br ou do.coseac.prograd@id.uff.br.

Fonte: UFF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline