Política

Prédio da Prefeitura de Niterói será reformado

Divulgação / Ascom Prefeitura de Niterói
Divulgação / Ascom Prefeitura de Niterói

A sede da Prefeitura de Niterói, localizada na Rua Visconde de Sepetiba, 987, no Centro, será reformada e terá o bicicletário ampliado além de melhorias na acessibilidade, através da reforma da rampa e implantação da sinalização para deficientes visuais, novo paisagismo e melhorias na estrutura de atendimento à população. A renovação do prédio, que foi divulgada pela Prefeitura no início do mês, terá a substituição de aparelhos e expansão do sistema de ar condicionado na recepção, e tem previsão de ser concluída em abril. O custo divulgado pela Prefeitura é de R$ 333 mil.

Foi informado que a obra será realizada em cinco etapas, e a sede do executivo municipal funcionará normalmente durante os trabalhos.

A primeira fase de intervenções será na garagem e na lateral do edifício, próxima a Rua Coronel Gomes Machado, onde o espelho d’água, atualmente desativado, dará lugar a um bicicletário público, com 60 vagas, além de jardins. A guarita da Guarda Municipal será transferida para a frente do portão da garagem, permitindo que os agentes controlem o acesso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), à entrada para um segundo bicicletário, este, exclusivo para funcionários, e ao estacionamento no subsolo.

A segunda etapa será realizada nos fundos do prédio da Prefeitura, em cima da garagem. No local será implantado o bicicletário para funcionários, além jardins e uma cobertura para evitar que a água da chuva entre na ventilação da garagem.

A próxima fase será executada na parte da frente do centro administrativo, que será reformulada. Os mastros para as bandeiras nacional, estadual e municipal serão transferidos para a calçada, com sistema de iluminação mais eficiente. A área vai ganhar novo paisagismo, mapa tátil, a rampa de acessibilidade será reformada e terá bancos no exterior do guarda-corpo. Será instalado um banco circular em volta da árvore que está na calçada. Para facilitar o acesso de deficientes visuais, será implantado piso tátil do hall dos elevadores até a Avenida Amaral Peixoto, onde a sinalização já existe. Também será implementada uma ciclofaixa ligada à avenida.

O quarto passo inclui a reforma da portaria do prédio. O setor de protocolo será reformado, e a parte de caixas eletrônicos será protegida por vidro jateado.

A última etapa será o subsolo, que será repaginado e para onde será transferida a parte operacional do setor de protocolo. Está sendo estudada a construção de dois vestiários com chuveiros, onde os funcionários poderão tomar banho depois de chegarem ao trabalho de bicicleta.

O projeto, que está sendo elaborado desde julho do ano passado, é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e desenvolvido por um grupo de trabalho formado pelas secretarias de Urbanismo e de Meio Ambiente, além da Emusa, Clin, coordenadoria de Acessibilidade e programa Niterói de Bicicleta.

Divulgação / Ascom Prefeitura de Niterói
Divulgação / Ascom Prefeitura de Niterói
Divulgação / Ascom Prefeitura de Niterói
Divulgação / Ascom Prefeitura de Niterói