Cidade

Niterói recebe mais de 800 papeleiras novas

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) está instalando novas papeleiras nas ruas da cidade. Até o momento, mais de 800 novos equipamentos foram colocados no Centro, nas zonas sul e norte, na Região Oceânica e na região de Pendotiba. A meta da Companhia é instalar, até o início do próximo ano, 2.700 equipamentos, que se somarão aos 2 mil já existentes no município.

O presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes Garcia, explica que as ruas para a instalação das papeleiras são selecionadas de acordo com fluxo de pessoas e as demandas dos contribuintes, priorizando os pontos de ônibus, áreas próximas de escolas e do comércio em geral.

 

“Estamos mapeando as papeleiras já instaladas na cidade e fazendo estudos de novos locais que necessitam do equipamento. Também estamos avaliando solicitações que chegam através da nossa ouvidoria. Infelizmente, muitos equipamentos são depredados diariamente o que dificulta a instalação em novos pontos, por termos que substituir as que foram danificadas”, diz Fróes, ressaltando que semanalmente a companhia substitui equipamentos danificados por mau uso ou depredações.

Atualmente, a Clin recolhe, em média, 13.334 toneladas, por mês, de resíduo de coleta domiciliar e 3.167 toneladas de varrição. Outros resíduos como galhos, lodos e entulhos chegam a 3.500 toneladas. Quanto aos resíduos recicláveis, são cerca de 200 toneladas arrecadadas na cidade mensalmente. Diversos projetos são realizados pela empresa para ampliar esse número.

Entre os projetos desenvolvidos pela companhia está o ClinÓleo. Lançado em 2013, a iniciativa tem o objetivo de orientar o descarte correto do óleo vegetal. Nos últimos anos, aproximadamente 300 mil litros de óleo foram arrecadados. Até o momento, cerca de 200 estabelecimentos comerciais e condomínios estão cadastrados na Clin e têm o seu óleo usado recolhido regularmente por uma cooperativa parceira. Também é possível levar o óleo, devidamente acondicionado, em um dos ecopontos. O ato garante ao participante um desconto na conta de luz, fruto de uma parceria da Clin com a Enel.

Desde março de 2016, a Clin passou a receber pilhas usadas em seus ecopontos. A iniciativa que contribui para um descarte ambientalmente correto do material, já arrecadou mais de 600 quilos do material.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top