IBEU Niterói promove concurso cultural inspirado em Basquiat

Iniciativa é voltada para estudantes Niteroienses dos ensinos fundamental e médio. Trabalhos selecionados farão parte de exposição coletiva  

Já imaginou participar de uma exposição coletiva inspirada no artista norte-americano Jean-Michel Basquiat? O curso de idiomas Ibeu, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, está promovendo o concurso cultural “Recreating Basquiat”, no qual serão escolhidos 20 trabalhos para uma exposição no Ibeu São Francisco no dia 29 de novembro, às 18h. A iniciativa é aberta a estudantes niteroienses matriculados até o Ensino Médio, além de alunos do Ibeu Icaraí e São Francisco, e escolas parceiras. As inscrições vão até 9 de novembro e haverá premiação para os três primeiros colocados.

O concurso tem como objetivo estimular a expressão artística por meio da pintura e do desenho, tendo como inspiração a exposição retrospectiva inédita de Basquiat, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. Para participar, basta entregar um desenho ou pintura inspirado na obra de Basquiat, em tamanho A4, em uma das duas filiais do Ibeu em Niterói, e preencher a ficha de inscrição. Vale lembrar que alguns temas trabalhados pelo artista são a vida nas grandes cidades e o autorretrato.

Divulgação

SAIBA MAIS SOBRE JEAN-MICHEL BASQUIAT

O artista Jean-Michel Basquiat foi uma figura famosa no meio da arte contemporânea, conhecido como neo-expressionista, com uma carreira meteórica e uma história de vida conturbada, ganhando popularidade primeiramente como grafiteiro em Nova Iorque, cidade onde nasceu.

Aos três anos já desenhava caricaturas e reproduzia personagens dos desenhos animados da televisão. Aos seis anos, frequentou o Museu de Arte Moderna (MoMa), de onde tinha carteira de sócio-mirim. O período mais criativo de sua carreira foi entre 1982 e 1985, e coincide com a amizade com Andy Warhol. Nesta época, fez colagens e quadros com mensagens escritas, que lembravam o graffiti feito no início da carreira e que remetiam às suas raízes africanas.

A trajetória profissional de Basquiat foi alavancada mundialmente graças a uma crítica positiva escrita por René Ricard, nome grande destaque nos meios culturais da época.

 

“RECREATING BASQUIAT”

Inscrições: até 9 de novembro

Exposição: 29 de novembro, às 18h

Informações: basquiatnoibeu@gmail.com

Ibeu Icaraí: Av. Gov. Roberto Silveira, 78

Ibeu São Francisco: Av. Quintino Bocaiúva, 311 loja 101

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline