Cultura

A Gruta da Garganta, espetáculo teatral para a primeira infância, se apresenta em Niterói

Espetáculo conta com patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras e será encenado no Centro de Artes UFF

O espetáculo A Gruta da Garganta é uma experiência única para a primeira infância. A obra lírica, destinada ao público de crianças entre zero e cinco anos, concebida pela companhia La Casa Incierta, chega a Niterói pela primeira vez nos dias 3 e 4 de novembro, no Centro de Artes UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí). De acordo com Clarice Cardell, uma das diretoras da companhia e atriz, “a Gruta da Garganta representa um canto poético sobre os laços invisíveis entre os seres humanos”.

Além das apresentações, também será realizada uma palestra sobre o processo criativo e a arte, relacionados com a primeira infância, para o público interessado nas artes e na educação infantil voltadas para a faixa etária de zero a seis anos. A palestra contará com tradução para LIBRAS. Está prevista, ainda, na programação, a oficina “Arte e Primeira Infância”, ministrada pelos diretores da companhia, Carlos Laredo e Clarice Cardell, no dia 1º de novembro.

Todas as atividades serão gratuitas e o espetáculo terá ingressos reservados para crianças com necessidades especiais e apoio de profissionais especializados.

As apresentações em Niterói encerram a série de espetáculos em 2018 que, com o patrocínio da BR Petrobras Distribuidora (#PetrobrasDistribuidoraDeCultura) e do Ministério da Cultura, já percorreram as cidades de Dourados (MS) e Camaçari (BA).

 

A GRUTA DA GARGANTA – A peça aborda, de maneira poética, o surgimento da linguagem humana. A montagem, idealizada pela companhia de teatro hispano-brasileira La Casa Incierta, é uma criação inédita de teatro lírico, que leva o espectador a uma aventura no interior do corpo humano para abordar, de maneira poética e onírica, o princípio da voz e do som. Essa trajetória, desde os primeiros balbucios até o domínio da comunicação verbal, é apresentada tal qual uma ópera, com canto e música.

Dirigido por Carlos Laredo, o espetáculo busca instigar no seu jovem público o interesse pelo teatro lírico. Os pais que levarem seus filhos estarão diante de uma reflexão sobre os mistérios da comunicação. Iluminada por projeções de vídeo que ampliam sua atmosfera lúdica, a cenografia sugere os labirintos do crânio, a caverna da boca e a cova da garganta por onde as atrizes e cantoras Clarice Cardell e Aida Kellen guiarão o público numa viagem pelas ressonâncias da linguagem. O pianista ucraniano Mikhail Studyonov criou as composições eruditas exclusivamente para o espetáculo.

É na gruta da garganta que bebês e adultos compartilham a cada respiração.  “O espetáculo evoca a dificuldade do ser humano de viver isolado e nossa necessidade por comunicação. E as pessoas têm, desde que nascem, as ferramentas para criar relacionamentos e para ter o entendimento da comunicação”, explica Carlos Laredo, diretor da peça e da companhia La Casa Incierta.

 

LA CASA INCIERTA – Pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasiliense Clarice Cardell. Ao longo dos anos, a companhia gerou um repertório de inúmeras criações e atividades artísticas, além de conferências e workshops para crianças, adolescentes, pais e professores. Em sua trajetória, La Casa Incierta tem trabalhado e pesquisado uma linguagem poética em busca das capacidades infinitas com que nascem os seres humanos. Seus espetáculos foram apresentados em países como França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Martinica, Portugal, Israel, Finlândia e em diversas cidades do Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO/NITERÓI

Espetáculo A Gruta da Garganta

Data: 3/11 (sábado) e 4/11 (domingo)

Hora: 11h e 16h

Local: Centro de Artes UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói)

Entrada Franca*

Retirada de senhas 1h antes no local

Sessões com acessibilidade (LIBRAS)

 

Oficina “Arte e Primeira Infância”

Com os diretores da companhia: Carlos Laredo e Clarice Cardell

Data: 1º/11 (quinta-feira)

Hora: 9h às 12h30

Local: Centro de Artes UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói)

Inscrições prévias por e-mail: casa@lacasaincierta.com

Evento gratuito com emissão de certificado

 

Palestra sobre processo criativo e a arte e a primeira infância

Data: 3/11 (sábado)

Hora: 17h

Local: Centro de Artes UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói)

Entrada Franca*

 

*Sujeita à lotação do espaço (100 pessoas por sessão)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top