Cultura

Dia Internacional da Animação traz curtas do mundo ao Museu de Arte Contemporânea

Niterói comemora em 2018 mais um Dia Internacional da Animação. Neste ano ele, acontece no dia 31 de outubro, quarta-feira, no auditório do MAC (Museu de Arte Contemporânea), a partir das 14h, com mostras de animações nacionais e internacionais, e com entrada gratuita.

O Dia Internacional da Animação é comemorado mundialmente (e em centenas de cidades brasileiras) no dia 28 de outubro, mas devido ao segundo turno das eleições presidenciais foi preciso mudar a data do evento para do dia 31.

Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme “Pauvre Pierrot”. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2018 o Dia vai para a sua 15ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece com a adesão de centenas de cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. Nesse ano, o Dia é viabilizado pelo Ministério da Cultura e Secretaria do Audiovisual, via Fundo Nacional da Cultura.

A Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação é composta por curtas metragens brasileiros (Mostra Nacional) selecionados por um júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA, curtas estrangeiros (Mostra Internacional) e curtas infantis (Mostra Infantil).

A programação de Niterói inclui também outras sessões com animações feitas por alunos da Rede Municipal de Educação dentro do projeto Anima Escola (produzido pelo Anima Mundi) e por alunos da Rede de Educação de Vitória por meio do Instituto Marlin Azul. Entre os curtas do Marlin Azul está “As Curvas de Niemeyer”, animação na qual a menina Estela embarca numa nave do tempo junto com Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos modernos do mundo, para descobrir as principais obras do artista em uma aventura fantástica de curvas e cores.

Ainda no cardápio do Dia, haverá animações francesas (em parceria com o Consulado Francês/Aliança Francesa), animações mineiras da Mostra MUMIA (Mostra Udigrudi Mundial de Animação) e uma homenagem ao animador niteroiense Alexandre Bersot (incluindo seu premiado curta “Imagine Uma Menina Com Cabelos de Brasil”). O Dia conta ainda com uma oficina de Stop Motion, ministrada pela Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias – Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT)/Fundação Municipal de Educação(FME).

O Dia Internacional da Animação é produzido em Niterói pelo Animator Studio em parceria com o Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi) e Mostra AnimaNit.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/319855735464637

Site brasileiro do Dia Internacional da Animação: https://www.abca.org.br/dia

PROGRAMAÇÃO DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO:

14h – Sessão Animações das Escolas Municipais de Niterói
14h30 – Sessão Animações do Instituto Marlin Azul
14h30 – Oficina de Stop Motion ministrada pela Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias – SEMECT/FME
15h – Mostra Infantil do Dia internacional da Animação
16h – Sessão Animações Francesas (parceria com o Consulado Francês/Aliança Francesa)
17h – Sessão MUMIA (Mostra Udigrudi Mundial de Animação), com curtas de animação mineiros

18h30 – Sessão Homenagem a Alexandre Bersot – exibição de curtas e bate-papo com o diretor niteroiense
19h30 – Mostra Nacional do Dia internacional da Animação
20h30 – Mostra Internacional do Dia internacional da Animação
21h30 – Encerramento

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top