Educação

Alunos da E.M. Júlia Cortines assistem concerto didático

Alunos da E.M. Júlia Cortines assistem concerto didático

Cerca de 500 alunos do primeiro ao quinto ano da rede municipal de ensino de Niterói participaram, na última quarta-feira (19), no Ginásio de Esportes da E.M. Júlia Cortines, de mais uma edição do projeto “Tocando com a Polícia Militar – Concerto Didático”. Os estudantes assistiram à apresentação da banda da PM, que tocou diversas canções da Música Popular Brasileira como “Assim Caminha a Humanidade”, “Aquarela do Brasil”, além de trilhas sonoras de diversos filmes.

O projeto, fundado em 2010, é resultado de uma parceria da Fundação Municipal de Educação (FME) e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia com a Polícia Militar, e conta com a participação de 25 integrantes da Companhia Independente de Músicos da PM. A Secretária de Educação, Flávia Monteiro, destacou a necessidade de se criar estratégias que permitam a inserção da música no planejamento escolar. “É preciso valorizar o contato da criança com essa forma de linguagem. Pesquisas apontam que a música facilita a concentração, desenvolve o raciocínio além de promover o equilíbrio do aluno”, afirmou.

Para o presidente da FME, Bruno Ribeiro, a finalidade social do projeto é importante para os alunos e suas famílias. “Além de permitir diversas experiências no campo da prática musical, o curso contribui o processo de inclusão e até mesmo ascensão social dos nossos alunos na sociedade”, destacou Bruno.

Segundo o subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, professor José Henrique Antunes, a iniciativa contribui também para aproximação do profissional de segurança do universo escolar. “Além do aprendizado dos instrumentos, o programa ajuda a desenvolver o gosto pela arte e aumenta o repertório musical das nossas crianças”, ressaltou Henrique.

O projeto “Tocando com a Polícia Militar” funciona semanalmente nas escolas Adelino Magalhães (Engenhoca) e Ayrton Sena (Morro do Estado). Durante as aulas, ministradas por músicos da PM, os alunos aprendem sobre a teoria, harmonia e a prática instrumental. Alguns estudantes já se apresentaram com a Banda Sinfônica da Polícia Militar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também nos desfiles de sete de setembro.

Fotos: Divulgação