Educação

Alunos do EJA participam de cursos profissionalizantes

A Rede Municipal de Niterói iniciou, nesta quarta-feira (12), na unidade do SENAI no Barreto, as aulas dos cursos profissionalizantes para os alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa é um convênio entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação (FME) com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Inicialmente serão 80 vagas nas modalidades de fundamental I e II, para auxiliar de padaria e confeitaria, auxiliar de cozinha, aplicador de revestimento cerâmico e operador de computador.

A primeira turma vai beneficiar alunos das escolas João Brasil (Morro do Castro), Alberto Torres (Centro), Altivo César (Barreto), Portugal Neves (Piratininga), Honorina de Carvalho (Pendotiba) e Maria de Lourdes (Fonseca).

A Secretaria de Educação, Flávia Monteiro, ressaltou que a profissionalização dos alunos da EJA é uma das metas do Plano Nacional de Educação. “Em todas as ações que temos desenvolvido, procuramos contribuir para qualificação da rede. Iniciativas como essa aumentam as possibilidades dos nossos alunos conseguirem uma melhor colocação no mercado de trabalho”, analisou.

Já o presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou a importância da parceria com a FIRJAN e o SESI. “As aulas terão a orientação de excelentes profissionais, além das novidades tecnológicas que estarão à disposição dos nossos alunos. O curso terá a duração de 5 meses e dará direito a um certificado de conclusão”, concluiu.

Foto: Divulgação 
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top