Orquestra de Cordas da Grota no Solar do Jambeiro

O Solar do Jambeiro recebe hoje, 29 de agosto, às 19h, a Orquestra de Cordas da Grota. Sob a regência de Nayran Pessanha, a Orquestra é formada por jovens moradores da comunidade da Grota e arredores e tem como objetivo iniciar os jovens no mundo da música. No programa, peças de musica barroca e música brasileira, além de um medley de Michael Jackson. A entrada é franca e a classificação indicativa, livre.
Criada em 1995, a Orquestra de Cordas da Grota oferece a crianças e jovens da Grota do Surucucu, pela formação musical, uma oportunidade de desenvolvimento humano e social. Para essa noite no Solar, o grupo executará o Concerto para 2 violinos e orquestra de J. S. Bach, a Sinfonia nº 27 de Joseph Haydn e “Mourão”, peça de Guerra Peixe e Clóvis Pereira baseada no folclore pernambucano. O medley de Michael Jackson conta com arranjo de Anderson Pereira da Silva, violista da Orquestra.
Orquestra da Cordas da Grota
Promover o fortalecimento de vínculos sociais por meio da música: esse é uma das principais missões da Orquestra de Cordas da Grota, que desde 1995 trabalha para a formação e o desenvolvimento de habilidades de jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o grupo conta com 25 integrantes, que juntos vêm se destacando em apresentações de música clássica e colecionando premiações, sendo frutos de um trabalho conjunto de formação musical e de transformação social.
A Orquestra de Cordas da Grota faz parte de um projeto voltado para a promoção de cidadania através da cultura, da arte e da educação: o Espaço Cultural da Grota. Fundado em 1983, o Espaço é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, localizada na comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco, na cidade de Niterói.
A organização teve início com a professora aposentada Dona Otávia Selles, que, na década de 80, passou a oferecer aulas de reforço escolar a crianças da comunidade com dificuldade de aprendizado. Em 1995, treze anos depois do início das ações, Dona Otávia incentivou seu filho Márcio Paes Salles a iniciar um trabalho de educação musical na comunidade. Formado em Música, o professor começou a ensinar flauta doce para um pequeno grupo de adolescentes. Conforme o número de participantes foi crescendo, Márcio passou a dar aulas também de violino, viola o violoncelo.

Em 1998, após o falecimento de Dona Otávia, juntamente com sua esposa, também musicista, Lenora Pinto Mendes, Márcio assumiu a direção do trabalho, imprimindo à organização ainda mais ações voltadas para o contato com a música. Conforme os alunos iram assimilando a técnica musical e as apresentações em público iam surgindo, fomava-se o núcleo inicial da Orquestra de Cordas da Grota.
Esse trabalho vem se destacando em reconhecimentos e premiações: a Orquestra, em 2004, e o projeto Multiplicando Talentos, em 2006, receberam o Prêmio Cultura Nota 10 do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Prêmio de Direitos Humanos Aluisio Palhano, em 2005. Foi também semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef e Todos pela Educação, em 2007. Em 2008, o Espaço recebeu o Título de Utilidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói, além do Prêmio da Cultura – Música Erudita, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 2009. Em 2011, recebeu do município de Niterói o Título de Patrimônio Imaterial da Cidade. E, em 2013, seu projeto social ganhou o Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.
Serviço
Orquestra de Cordas da Grota
Data: 29 de agosto, quarta-feira
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Lotação: 60 pessoas
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
ENTRADA GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *