Cultura

Leonardo Simões lança “Cartas ao Pequeno Theo” no Solar do Jambeiro

O professor e diretor teatral Leonardo Simões lança, no dia 22 de agosto, a partir das 18h, no Solar do Jambeiro, o livro “Cartas ao Pequeno Theo”, que reúne diálogos do autor com seu filho, uma criança especial, falecida aos 12 anos de idade. Primeiro projeto realizado por meio da nova Lei de Incentivo Municipal da cidade de Niterói, “Cartas ao Pequeno Theo” narra um drama pessoal com o objetivo de ajudar a quem esteja passando por situações semelhantes. A entrada é franca e a classificação indicativa, livre.
Sinopse
Aos 30 anos de idade, em plena atividade profissional e recém-casado, Leonardo Simões comemorava o nascimento de seu primeiro filho, quando foi surpreendido pelas intempéries da vida. Sua esposa, sogros e cunhada viajavam de carro com o pequeno Theo, de apenas 3 meses de idade, quando sofreram um trágico acidente. Apenas Theo sobreviveu e Leonardo foi obrigado a refazer a vida ao lado do filho.
Devido à brutalidade do acidente, o menino, que teve uma lesão no cérebro, passou por mais de dez cirurgias, que interromperam as breves fases de estabilidade e evolução. Aos seis anos de idade, após intensa busca e várias adaptações, Leonardo conseguiu matricular o filho em um colégio. Na época, ano 2000, não era lei e nem comum as escolas aceitarem e se adaptarem para receber uma criança especial. Mas a convivência com outras crianças proporcionou um significativo avanço, inclusive em seu quadro clínico.
Por meio de vários tratamentos alternativos, Theo obteve evolução motora e mental até os 11 anos, quando foi diagnosticado com leucemia linfática. Theo faleceu em 2006, aos 12 anos. Dois anos antes, Leonardo passou a organizar textos que já vinha escrevendo, seus diálogos com seu filho, e que deram origem ao emocionante “Cartas ao Pequeno Theo”.
“É difícil escrever sobre situações tão fortes e intrincadas; e se o fiz, naquele período, certamente não foi por vaidade ou pretensão literária, mas por necessidade de elaboração e sobrevivência. Compartilhar com outros leitores, para além do círculo de amigos e familiares que assim me encorajaram, representa um ato contínuo e natural na percepção de um significado, algum sentido para o inexplicável. Segundo vários desses primeiros leitores, talvez essa leitura possa servir de luz para muitos que estejam passando por esse mesmo drama. E somente essa possibilidade, penso, justifica a publicação. Por isso peço licença aos leitores, com quem tento dividir um tanto do que vivemos”, conclui Leonardo Simões.
Sobre Leonardo Simões
Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, Leonardo Simões tem 54 anos. Ator, autor e diretor desde 1981, já participou da criação de mais de 80 peças teatrais. Mestre e Doutor em Teatro pela UNIRIO (respectivamente em 2009 e 2014), onde também se graduou em Licenciatura em Artes Cênicas (1994), é diretor artístico do NEPAC – Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (fundado em 2008) e trabalha na administração do Teatro do Centro de Artes UFF.  Desde 2017, é coordenador do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil. Casado com a atriz Raquel Penner, Leonardo é pai da Beatriz, que tem quatro anos.
Serviço
Lançamento do livro “Cartas ao Pequeno Theo”, de Leonardo Simões
Data: 22 de agosto, quarta-feira
Horário: 18h
Classificação indicativa: Livre
Local: Solar do Jambeiro
Telefone: (21) 2109-2222
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top