Cultura

"As Preciosas Ridículas" faz temporada em Praças da cidade

"As Preciosas Ridículas" faz temporada em Praças da cidade

Campo de São Bento, Horto do Fonseca e Horto do Barreto recebem o espetáculo

Nos próximos três fins de semanas, com início neste dia 19, o Coletivo Motin (Movimento Organizado Teatral Independente de Niterói) e a Fundação de Arte de Niterói (FAN) promovem o “1º Ciclo de Leituras Teatrais nas Praças”, com a montagem da peça “As Preciosas Ridículas”, um dos maiores sucessos de Molière.

Sempre aos domingos, o espetáculo gratuito estará em cartaz no dia 19 de agosto, às 10h30, no Campo de São Bento; no dia 26 de agosto, às 11h, no Horto do Fonseca; e no dia 02 de setembro, às 11h, no Horto do Barreto.

Com direção de Denílson Graco e coreografia de Alex Amorim, a adaptação conta no elenco com os atores: Ana Delamare, Anselmo Fernandes, Bruno Lubryart, Flávio Agilis, Junior Mello, Leomar de Castro, Luísa Linhares e Nicolas Vieira.

As Preciosas

O termo “preciosas” caracteriza as mulheres aristocratas do Séc. XVII, excessivamente preocupadas com a beleza, a elegância e o vocabulário fino, presentes nos salões requintados de Paris. Para ridicularizar este perfil, Molière criou a história de duas moças burguesas, Catarina e Madalena, que vivem a imitar aquelas refinadas senhoritas, acima delas na escala social. Para fingir que são parte da elite, as duas criam novos nomes para si mesmas e para seu criado. Mas seus namorados decidem aplicar-lhes uma lição: vestem seus próprios empregados como nobres e mandam-nos cortejar as afetadas donzelas. No fim, o castigo é aplicado e surte efeito: a farsa é revelada.

SERVIÇO:

1º Ciclo de Leituras Teatrais nas Praças
Com o espetáculo “As Preciosas Ridículas”

Temporada: domingos

– 19 de agosto, às 10h30, no Campo de São Bento
– 26 de agosto, às 11h, no Horto do Fonseca
– 02 de setembro, às 11h, no Horto do Barreto

Classificação indicativa: livre
GRATUITO