Triatletas participam de simulado em Cabo Frio

Na manhã deste domingo (12), a Praia do Forte foi cenário para o simulado de Triatlo, que teve início às 7h da manhã. Cerca de dez participantes nadaram 750 metros, pedalaram 20 km e correram 5 km.

O treinamento teve um tempo total de 1h30 e foi voltado para a disputa de três competições que serão realizadas no próximo fim de semana: o Aquathlon Estadual de Rio das Ostras, no sábado (18), com 2km de corrida, 750m de natação e mais 2km de corrida; o Duathlon Estadual de Rio das Ostras, no domingo, com 3km de corrida, 20km de ciclismo e mais 3km de corrida; e a 33ª edição do Triathlon do Exército, em Vila Velha (ES), no dia 19 de agosto. A prova é organizada pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e terá em 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, medidas adotadas na categoria “sprint” do triatlo.

Segundo os organizadores, os treinos contam com atletas de várias cidades, porém neste simulado todos os participantes eram atletas cabo-frienses. O evento acontece mensalmente e é organizado pela equipe Regional Lagos Tri, que participa de diversas competições pelo país. Para promover os simulados, a equipe conta com o apoio e a autorização da Prefeitura de Cabo Frio.

Um esporte olímpico recente e com algumas variações “Triathlon” é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades.

A modalidade foi criada nesta forma atual na década de 1970, na Califórnia (EUA) e entrou no programa olímpico nos Jogos de Sydney (Austrália), em 2000. Nos Jogos Olímpicos, a distância percorrida é de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, exatamente o dobro da categoria “sprint”.

Além do triatlo, existem as variações duatlo (com distâncias em corrida, ciclismo e corrida); aquatlo (corrida, natação e corrida) e aquabike (mesclando natação e ciclismo). A entidade que organiza competições internacionais de triatlo e derivações é a International Triathlon Union (ITU), entidade à qual a CBTri é filiada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline